Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB desenvolve site que facilita o acesso a informações sobre ações de extensão da Universidade

publicado: 14/01/2022 17h27, última modificação: 14/01/2022 17h27
O Projeto foi premiado no Elo Cidadão, ficando em 1º lugar na área de Tecnologia e Produção

Foto: Angélica Gouveia

Em seu terceiro ano de execução, o projeto “Assessoria de Extensão do Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR - O Observatório de Dados da Extensão Ano 3” é uma iniciativa que vem fornecendo e facilitando a obtenção de informações sobre as ações de extensão desenvolvidas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A equipe usa ferramentas de análise de dados e desenvolve métricas que auxiliam a gestão das ações de extensão dentro da Universidade.

Como conta o professor e coordenador da iniciativa, José Maurício Neto, o projeto surgiu para atender a uma necessidade que a gestão de projetos de extensão da Universidade demandava: a obtenção de informações quantitativas – e não apenas qualitativas – sobre os projetos de extensão e informações associadas a isso.

Inicialmente foi desenvolvido um primeiro módulo, o que possibilitou a obtenção de informações quantitativas sobre todos os projetos do Probex. No ano passado, o projeto teve avanços significativos e, já com uma equipe maior, começou a trabalhar na ampliação das ferramentas para avaliar os dados gerados e permitir um acompanhamento mais detalhado das ações. “Nós estamos expandindo a ferramenta, buscando desenvolver novos módulos de análise”, explicou o professor.

Ainda em 2021, o Observatório agregou como fonte para análises as redes sociais, o que permitiu novos apontamentos, como reitera José Maurício: “Começamos a expandir essas análises para as redes sociais, o que nos deu informações preciosas e muito gratificantes porque permitiu que a gente visualizasse o alcance que os projetos de extensão têm de modo geral fora da UFPB. Notamos números fantásticos em relação a isso. Projetos que têm alcance de quase 30 mil pessoas. Isso é uma coisa muito boa”.

A ação de extensão da UFPB ficou em 1º lugar em uma lista de 23 projetos classificados na área de Tecnologia e Produção no Prêmio Elo Cidadão 2021. Para o coordenador, o prêmio simboliza reconhecimento.

“Foi uma surpresa muito boa. Ficamos muito felizes com o reconhecimento. Corrobora com a ideia geral do projeto que é melhorar o processo de gestão dos projetos de extensão e vimos isso como um reconhecimento da necessidade dessa ferramenta”, analisou.

Quanto aos objetivos para o ano de 2022, José Maurício ressalta: “A ideia é que a gente possa desenvolver ferramentas que permitam aos gestores de Centros, Pró-reitorias, Departamentos avaliarem como os projetos de extensão dos seus Centros estão posicionados. Isso fará com que a gestão possa tomar decisões que visem melhorar o desenvolvimento dos projetos de extensão em suas áreas”, explicou.

O Observatório de Dados pode ser acessado por meio da sua página na internet.

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins