Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB é um dos quatro selecionados em programa nacional da RNP

Projeto da UFPB é um dos quatro selecionados em programa nacional da RNP

publicado: 17/05/2021 14h49, última modificação: 17/05/2021 14h51
Chamada pública buscou estudos inovadores na área de gestão de identidades

Foto: Angélica Gouveia

Um estudo desenvolvido no Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi um dos quatro selecionados na chamada nacional do Programa de Gestão de Identidade (PGId) 2021, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O resultado foi publicado na última semana e as ações dos projetos escolhidos, que buscam oferecer soluções para os serviços oferecidos pela RNP, começam a ser executadas no próximo mês de julho.

Coordenado pelo pesquisador Rostand Costa, do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid/CI), o projeto, que concorreu com iniciativas de todo o país, traz a contribuição sobre o uso, nos serviços da RNP, de identidades digitais descentralizadas como forma de facilitar a vida dos cidadãos. “O foco do projeto é investigar formas de facilitar a implantação das novas identidades digitais com a ajuda de identidades centralizadas já existentes, como por exemplo, e-CPF e e-CNPJ”, explicou o docente.

Ainda segundo o pesquisador da UFPB, durante os seis meses de duração do projeto será criado um protótipo que passará por testes para que seja avaliada a viabilidade do novo modelo sugerido para identificação de indivíduos. “A estratégia proposta pode, potencialmente, ser aplicada tanto em serviços digitais públicos quanto privados”, acrescentouPara a execução do estudo, que segue até o mês de dezembro deste ano, a RNP vai conceder bolsas de pesquisa no valor total de 9,6 mil para a UFPB.

O projeto desenvolvido na UFPB, intitulado "Uma Abordagem Baseada em Identificadores Descentralizados (DID) para Mapeamento entre Identidades Digitais Centralizadas e Descentralizadas", é coorientado pelo professor Denio Mariz, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e conta com a participação da mestranda do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPGTI/IFPB), Anália Meira.

Os outros projetos selecionados na chamada foram: "Estudo experimental sobre Gestão de Identidades Autossoberanas para avaliação de riscos e oportunidades de adoção pela RNP", da Universidade de Campinas (Unicamp); "Análise comparativa entre as abordagens blockchain e FIDO na implementação de Verifiable Credentials", da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); "Projeto de Gestão de Identidade para um Serviço de IDS Federado", da Universidade Federa Fluminense (UFF). Mais informações podem ser acessadas na página do PGId.

* * *
Reportagem: Ascom/UFPB com informações da Assessoria de Comunicação CI/UFPB e da RNP
Foto: Angélica Gouveia