Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB facilita comunicação das ações de extensão do Campus III

Projeto da UFPB facilita comunicação das ações de extensão do Campus III

publicado: 19/01/2022 16h23, última modificação: 19/01/2022 16h45
O Projeto foi premiado no Elo Cidadão, em 1º lugar na área de Comunicação

O Projeto “Assessoria de Extensão do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA): Contribuições para o planejamento, execução e avaliação das ações de extensão do Campus III da UFPB” foi desenvolvido no ano de 2019, com o objetivo de promover, auxiliar e acompanhar as ações extensionistas desenvolvidas no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) no campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As ações do projeto vão desde o acompanhamento dos projetos de extensão vinculados ao PROBEX, FLUEX e ao "UFPB no seu município" até a produção de materiais didáticos que auxiliam estudantes e professores na compreensão e realização das práticas extensionistas, contribuindo com a missão educativa do Centro.

Somado a isso, ele também atua em outras vertentes. No ano passado, por exemplo, trabalhou na promoção de eventos e na reativação de um comitê. É o que conta a professora e coordenadora do projeto, Vivian Galdino: “Atuamos com a organização de eventos, como o IV Workshop do CCHSA e o I CICLO de Formação de extensionistas do CCHSA”.

“Ainda no ano de 2021, a ação extensionista reativou o Comitê de extensão do CCHSA com o objetivo de obter um grupo ativo para desenvolver o Fórum de Extensão do Centro, que tem previsão de ser apresentado em 2022”, concluiu.

Durante a pandemia, Vivian relata que o projeto enfrentou alguns desafios, mas com a colaboração da equipe, bem como o apoio da direção de Centro e da Coordenação Acadêmica do Campus III, as atividades seguiram, “Neste período pandêmico tivemos que produzir amplo conteúdo digital que iam desde tutoriais de apoio aos extensionistas discentes e docentes à divulgação das atividades de extensão do CCHSA. Tudo isso em pleno período pandêmico foi um grande desafio”.

No ano passado, o projeto foi contemplado pelas suas contribuições na área da comunicação, tendo em vista que suas ações facilitaram a comunicabilidade dos projetos de extensão do campus. “Ganhar o prêmio Elo Cidadão foi, para nós, de grande importância, sendo um símbolo de reconhecimento de todo o trabalho que estávamos desenvolvendo até então”, disse a coordenadora do projeto.

Para o ano de 2022, Vivian ressalta: “Nosso desejo é continuar executando todos os trabalhos que já desenvolvemos em 2021, atribuições que cercam cotidianamente as ações da Assessoria de Extensão. Ampliar as rodas de debate e reflexão sobre a implantação da extensão nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC's) dos cursos de Graduação do CCHSA também se inscreve em nossas metas para 2022”.

Foto: Oriel Farias

Reportagem: Mellody Oliveira