Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB gera renda para agricultores familiares e cozinhas comunitárias
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB gera renda para agricultores familiares e cozinhas comunitárias

publicado: 29/04/2021 14h26, última modificação: 29/04/2021 14h26
Iniciativa desenvolve receitas e produtos para geração de renda e combate à fome

Foto: Angélica Gouveia

Qualificar usuários de cozinhas comunitárias e fortalecer a agricultura familiar são os objetivos do projeto de extensão “Gastronomia Social: Difusão de Tecnologias para combater o desperdício de alimentos e a fome”. A iniciativa é realizada pelo Departamento de Gastronomia, que fica localizado no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa.

Segundo a Profa. Ingrid Dantas, coordenadora do projeto, a partir dos gêneros que são doados pelo banco de alimentos do município de João Pessoa são desenvolvidas receitas e produtos processados com potencial de comercialização.

Os produtos são difundidos entre os agricultores familiares e os usuários das cozinhas comunitárias de João Pessoa como estratégia de geração de renda e combate à fome. Além disso, a iniciativa da UFPB auxilia no desperdício dos alimentos doados, uma vez que proporciona a diversificação das opções de consumo.

Ajudamos os usuários de cozinhas comunitárias a desenvolverem produtos com potencial mercadológico. Além disso, fortalecemos a agricultura familiar por meio de qualificação para empreendedorismo e do desenvolvimento e difusão de tecnologias a serem aplicadas em alimentos com baixo valor de mercado”, contou Ingrid Dantas.

Em seu primeiro ano (2020) o projeto produziu vídeos e receitas com milho durante o mês de junho. A divulgação foi feita entre os agricultores da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF).

Paralelamente à ação, foi realizado o “Drive thru do milho”, que auxiliou os agricultores a venderem seus produtos na semana do São João. As receitas foram compiladas em um ebook intitulado: Receitas com Milho. Ele está disponível gratuitamente no site do CTDR.

Por seu desempenho exitoso, o “Drive thru do milho” recebeu o Prêmio “Criativos 2020” na categoria Gastronomia, concedido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para iniciativas que contribuíram no combate aos impactos da pandemia.

O projeto está em seu segundo ano e acontece em parceria com a DESSAN (Diretoria de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de João Pessoa e do Banco de Alimentos do Município.

Neste ano, a extensão atenderá seis cozinhas comunitárias da capital paraibana. Os trabalhos presenciais estão previstos para começar no dia 10 de maio. Os interessados podem acompanhar as atividades do grupo por meio do seu perfil no Instagram.

* * *
Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia