Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB lança jingle educativo em prol do isolamento social
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB lança jingle educativo em prol do isolamento social

Canção “O corona está aqui” tem o objetivo de conscientizar a população sobre a Covid-19
publicado: 21/05/2020 15h33, última modificação: 21/05/2020 15h33
Música, de Kennedy Costa e Erivan Araújo, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, está disponível para veiculação em emissoras de rádio, redes sociais e outros suportes tecnológicos. Crédito: Prefeitura de João Pessoa/UFPB/Autor Desconhecido

Música, de Kennedy Costa e Erivan Araújo, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, está disponível para veiculação em emissoras de rádio, redes sociais e outros suportes tecnológicos. Crédito: Prefeitura de João Pessoa/UFPB/Autor Desconhecido

Pesquisadores do projeto “Promoção da saúde em comunidades com ênfase na Estratégia Saúde da Família” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgam, pelo canal do Youtube, campanha de conscientização sobre a necessidade de isolamento social nas comunidades de João Pessoa. 

Com o jingle “O corona está aqui”, de Kennedy Costa e Erivan Araújo, a ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. O material educativo está disponível gratuitamente para veiculação em redes sociais, emissoras de rádio e outros suportes tecnológicos.

De acordo com a coordenadora do projeto da UFPB, professora Maria Aparecida Bezerra, a ideia surgiu após constatar a falta de conscientização das comunidades de João Pessoa em aderir ao isolamento social a partir de reunião realizada na Unidade de Saúde de Família, na comunidade do Timbó.

“Evidenciamos a dificuldade da população em aderir às normas de cuidados, principalmente quando estão na rua em deslocamento e nos pontos comerciais. Não estão respeitando o distanciamento social de pelo menos um metro de distância entre cada um, com um agravante: sem o uso da máscara”, explica a professora.

Aparecida Bezerra destaca que a equipe envolvida na campanha buscou uma forma de comunicação criativa para conscientizar a população sobre os cuidados de proteção para o enfrentamento da Covid- 19. 

“Imaginamos uma canção simples, educativa. Começamos a escrever o conteúdo que deveria ser abordado. Logo em seguida, lembramos de Kennedy Costa (cantor e compositor paraibano), que também conhece a realidade local. Indagamos: será que ele aceitaria essa missão? Ele aceitou e ainda fez contato com Erivan Araújo, que fez o arranjo e colocou sua voz em ação”, conta. 

Para a professora da UFPB, o projeto espera que “o comportamento da população mude em relação à pandemia”. Segundo ela, o reforço é possível “por trazer elementos educativos nesta época tão confusa e com informações desconexas”. Além disso, por uma iniciativa da Unidade de Saúde de Timbó, foi disponibilizada uma “moto de som” para divulgar a ação pelas ruas de comunidades de João Pessoa. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB