Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB mostra experiência bem-sucedida da extensão em disciplina de Empreendedorismo

publicado: 18/06/2021 16h02, última modificação: 18/06/2021 16h53
Ação capacita e fomenta empreendedorismo por mulheres

Foto:

O projeto “Ações Estratégicas para a Creditação da Extensão”, coordenado pela Profa. Ana Braga, do Departamento de Tecnologia de Alimentos (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), busca explorar formas de inserir atividades extensionistas no currículo do curso de Tecnologia de Alimentos, cujo PPC está em processo de reformulação.

As professoras Ana Braga e Nataly Albuquerque, docentes da disciplina de Empreendedorismo, do curso de Tecnologia de Alimentos da UFPB, incluíram práticas extensionistas de empreendedorismo social nessa disciplina, experiência que recebeu a denominação de "Bancos que Alimentam – II".

“Associamos dois projetos de extensão do CVTSAN/CTDR e do DTA/CTDR já bem estabelecidos que trabalham com as temáticas de Banco de Alimentos e agricultura familiar e trouxemos algumas atividades para dentro da disciplina”, explicou a Profa. Ana Braga.

Na última terça-feira, a UFPB, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa, distribuiu kits de ingredientes juninos para 30 mulheres, em situação de vulnerabilidade social, para a produção e comercialização de comidas típicas juninas, no intuito de fomentar o empreendedorismo feminino.

Os estudantes, junto com as professoras da disciplina, conseguiram doações destes ingredientes com empresas e instituições de João Pessoa e de outros Estados. Os extensionistas do CVTSAN dialogaram com o Banco de Alimentos Municipal de João Pessoa para garantir a logística de coleta, montagem de kits e distribuição na associação ArtYoga, que fica localizada no bairro do Róger.

Estas 30 mulheres cadastradas na ArtYoga estão participando de um curso de gastronomia ofertado pela associação, no qual elas aprenderam a produzir comidas típicas juninas, mas relataram não saberem precificar seus produtos. A UFPB, então, ofereceu um minicurso de empreendedorismo, preparado pelos estudantes da UFPB junto com as professoras da disciplina de forma online. Na última terça (15), cada uma das mulheres recebeu um kit com espigas de milho, margarina, coco ralado, açúcar, ovos, leite de coco e leite em pó, possibilitando o aperfeiçoamento do que elas aprenderam durante os cursos e fomentando o início de seus empreendimentos. A ação, ocorrida na associação, no bairro do Róger, teve a presença da Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, e do secretário da Sedes-JP, Felipe Leitão.

Para fortalecer ainda mais a formação cidadã e extensionista, no dia 21, os estudantes de Tecnologia de Alimentos acompanharão de forma online a produção de canjicas pelas mulheres na cozinha da ArtYoga. Estas delícias de milho serão doadas para a Creche Solar Joanna de Ângelis (Bayeux) distribuir a 300 crianças.

Os estudantes da disciplina relatam os resultados positivos desta experiência na vida deles. “Está sendo muito inspirador, eu nunca tinha tido interesse em participar de projetos de extensão, mas mudei de ideia vendo a importância e o impacto que esse projeto está gerando. Vou ter isso em mente pelo resto de minha vida”, contou a discente do CI Maria Raquel Martinez, que está cursando a disciplina do DTA. Já a estudante Rízia Nascimento, do CTDR, disse que a “experiência de participar de um projeto de extensão é algo incrível, que todos os alunos que tiverem a oportunidade deveriam participar. É uma vivência única. Permite-nos ver o que realmente o mundo precisa e colocar em prática os nossos conhecimentos, fazendo algo pelo próximo”.

Os projetos que dão suporte a esta experiência de ensino-extensão são: CVTSAN – Redução de Perdas Pós-Colheita de Vegetais, coordenado pela Profa. Fernanda Vanessa Gomes da Silva; e Estratégias para Continuidade e Sustentabilidade no Fortalecimento das Ações Agroecológicas na Central de Comercialização da Agricultura Familiar de João Pessoa, coordenado pelo Prof. João Paulo de Sousa Prado. Os coordenadores desses projetos são lotados no Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA/CTDR), sendo o primeiro projeto, também, uma ação permanente estratégica da Proex.

Reportagem: Ascom/UFPB com informações da Proex
Edição: Aline Lins