Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB oferece teleatendimento gratuito para terapia floral
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB oferece teleatendimento gratuito para terapia floral

Interessados devem agendar as consultas pelo site ou telefone da iniciativa
publicado: 22/05/2020 18h39, última modificação: 22/05/2020 18h39
Projeto integra uma equipe de mais de 20 profissionais do Centro de Ciências Médicas, no campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

Projeto integra uma equipe de mais de 20 profissionais do Centro de Ciências Médicas, no campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

O projeto de extensão “Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado" do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece teleatendimento para terapia floral de forma gratuita para a população durante o isolamento social por causa da pandemia de Covid-19. 

Interessados devem agendar as consultas pelo site ou por telefone (83) 98843-5782. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, por meio de plantões. A duração deles é de cerca de 40 minutos e os usuários recebem, em até 24 horas, a indicação terapêutica, que deve ser produzida por farmácias de manipulação.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Socorro Morais, a ação tem o intuito de diminuir o sofrimento da população e auxiliar preventivamente o adoecimento diante de circunstâncias relacionadas “ao isolamento social e ao luto coletivo que o país vive na atualidade”.

Segundo a professora, os teleatendimentos começaram em 6 de maio e, até esta sexta (22), já foram atendidas 36 pessoas em uma estrutura que conta com aproximadamente 20 integrantes. “Todos os terapeutas florais foram formados e aprovados pelo próprio projeto de extensão”, destaca Socorro.

A pesquisadora ressalta ainda que o serviço tem abrangência em todo o território nacional e outros países. “Até o momento, os teleatendimentos, em sua maioria, foram realizados com pessoas da região Nordeste, mas também Sudeste e Centro-Oeste. Já realizamos atendimento a um usuário espanhol que reside em Portugal”, afirma Morais.

A iniciativa atuava, até o ano passado, no atendimento em auriculoterapia de forma presencial, no Centro de Referência em Atenção à Saúde (Cras) da UFPB. Mais detalhes podem ser obtidos pelo perfil do projeto no Instagram. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB