Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB oferta 45 vagas para professores em curso on-line de ecocinema

Projeto da UFPB oferta 45 vagas para professores em curso on-line de ecocinema

As inscrições devem ser realizadas até 10 de junho
publicado: 05/06/2020 17h44, última modificação: 05/06/2020 20h12
O projeto é uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa. Crédito: Angélica Gouveia

Projeto do Departamento de Ciências Sociais, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, abriu 45 vagas, sendo 30 para professores e 15 para estudantes de licenciatura, em curso de educação ambiental crítica através do ecocinema.

As inscrições devem ser realizadas até 10 de junho, por formulário on-line. Durante as atividades, serão discutidos filmes de ficção e documentários sobre temáticas educacionais e socioambientais.

A iniciativa está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas; com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O coordenador do projeto, Gustavo Lima, espera que as atividades estimulem o pensamento crítico em relação às crises ambiental e climática vivenciadas.

“Desejamos que esse aprendizado tenha impacto sobre a compreensão, atitudes e ações dos estudantes orientados por esses professores e licenciandos que participarão do curso”.

O projeto conta com a participação de Juçara Spinelli, professora de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),  e dos estudantes da UFPB Lucas Tomaz, de Engenharia Ambiental, e Marco Vidal, de Cinema e Audiovisual.

De acordo com Lucas Tomaz, os participantes terão acesso on-line aos filmes e artigos sobre as temáticas. “Avaliaremos para a seleção domínio básico do tema de educação ambiental crítica, interesse e contribuição para a carreira profissional”, explica.

Segundo o estudante, o projeto foi pensado considerando o fato de que o uso de filmes como material complementar ainda é incomum no Ensino Básico, principalmente na rede pública de ensino.

Ele acredita que isso ocorra por falta de materiais e espaços adequados e pela incompreensão sobre a riqueza de conteúdos e de críticas existente nas produções cinematográficas.

“Enxergarmos o ecocinema como uma metodologia poderosa. Quando bem trabalhada, pode trazer bons resultados para qualquer faixa etária e nível de ensino”.

Serão dez encontros quinzenais, sempre nas quartas-feiras, das 19 às 21h. Terão direito a certificados de 60 horas os participantes que tiverem 75% de frequência e que tenham feito resenha de cada um dos filmes, mediante entrega de relatório final.

Reportagem: Aline Lins | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB