Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB orienta autocuidado domiciliar para quem passou por cirurgia
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB orienta autocuidado domiciliar para quem passou por cirurgia

Informações favorecem a autonomia dos pacientes e previne complicações
publicado: 28/10/2020 21h09, última modificação: 28/10/2020 21h32
As cirurgias eletivas foram retomadas neste mês de outubro, na Paraíba. Com as orientações do projeto da UFPB, é possível saber como esvaziar o dreno, tubo cirúrgico acoplado a um recipiente e utilizado para remover pus, sangue ou outros fluidos de uma incisão, conforme esta ilustração. Crédito: Autocuidado pós-operatório/UFPB

As cirurgias eletivas foram retomadas neste mês de outubro, na Paraíba. Com as orientações do projeto da UFPB, é possível saber como esvaziar o dreno, tubo cirúrgico acoplado a um recipiente e utilizado para remover pus, sangue ou outros fluidos de uma incisão, conforme esta ilustração. Crédito: Autocuidado pós-operatório/UFPB

Projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) orienta autocuidado domiciliar para quem passou por cirurgia. As informações de educação em saúde divulgadas por meio do perfil da iniciativa no Instagram favorecem a autonomia dos pacientes e previne complicações. 

Inicialmente, o projeto era realizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, administrado pela UFPB no campus I, em João Pessoa, com pacientes do pós-operatório. No entanto, devido à pandemia da covid-19 neste ano e a inviabilidade da presença da equipe na unidade de saúde, os trabalhos tiveram que migrar para o meio digital. 

“Tivemos que nos reinventar quanto à forma de divulgação dessas informações, utilizando, agora, as mídias sociais. Com o público-alvo do projeto ampliado, resolvemos aprimorar nosso conteúdo, sendo inclusas orientações relacionadas a diferentes tipos de cirurgias”, conta a professora Jaqueline Macedo, do Departamento de Enfermagem Clínica, que coordena o projeto. 

No perfil da iniciativa no Instagram, é possível encontrar dicas de autocuidado para quem passou por cirurgias de amputação de pé diabético, retirada da vesícula biliar, da tireoide, da próstata, das trompas de falópio, de ovário, de mama, do útero ou dos leiomiomas uterinos, assim bem como de reparo das estruturas vaginais e perineais e de hérnia na parede abdominal, entre outros procedimentos. 

Jaqueline Macedo explica que o conteúdo das publicações é organizado em séries, a fim de contemplar indicações terapêuticas e recomendações por tipo de cirurgia, com o intuito de trazer conhecimento e segurança para o público-alvo, através de linguagem simples, mas com embasamento científico. Além das postagens temáticas sobre cirurgias, são publicados vídeos de profissionais experts em determinadas cirurgias. 

Segundo a coordenadora do projeto, um dos erros mais comuns de cuidado após cirurgia refere-se à limpeza da ferida operatória e ao tempo de repouso necessário para que se possa ter uma boa recuperação. O próximo passo do projeto da UFPB é ampliar as ações para outras plataformas digitais. 

Em 23 de setembro, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou para outubro a retomada do programa de cirurgias eletivas, o Opera Paraíba, após suspender, via decreto, os procedimentos cirúrgicos não emergenciais no mês de março, em virtude da pandemia da covid-19. 

Também atuam no projeto as professoras Ana Paula Marques, Iolanda Bezerra e Leila Fonseca, colaboradores externos das áreas de fisioterapeuta, medicina, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, e as estudantes Lays Dantas, Vanessa Brito e Laryssa Felinto, do curso de Enfermagem da UFPB.

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB