Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB orienta estudantes e comerciantes a usar menos plástico

Projeto da UFPB orienta estudantes e comerciantes a usar menos plástico

Ações operam com material didático e audiovisual e oficinas
publicado: 02/12/2019 20h35, última modificação: 02/12/2019 20h35
Professores e alunos de Química,  Tecnologia Sucroalcooleira e Engenharia Química e Ambiental integram o projeto. Crédito: Divulgação

Professores e alunos de Química, Tecnologia Sucroalcooleira e Engenharia Química e Ambiental integram o projeto. Crédito: Divulgação

O projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) intitulado Mares sem plástico orienta estudantes da rede pública e comerciantes a usar menos plástico, a fim de reduzir o acúmulo desse material nos oceanos.

A atuação na rede pública de ensino ocorre por meio de palestras educacionais, com a utilização de material de apoio didático, recursos audiovisuais abordando a temática, oficinas para confecção de brinquedos com garrafas PET e montagem de um espaço permanente para a observação da degradação do plástico comum e o do bioplástico.

Além disso, o projeto promove campanhas em restaurantes e lanchonetes dentro da UFPB, com o intuito de levar a conscientização sobre o uso de descartáveis, tais como canudos e copos, e, assim, mudar o conceito do dono e do cliente do estabelecimento acerca do uso desse material.

Ao longo do ano, a iniciativa participou de diversos eventos que abordaram a educação ambiental e o uso do plástico, como a Semana Lixo Zero em João Pessoa, realizada entre os dias 18 e 27 de outubro, pelo Instituto Lixo Zero Brasil; a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus IV da UFPB (Rio Tinto e Mamanguape) e o VI Encontro de Química no Centro de Ciências Exatas (CCEN), onde foi ofertado o minicurso “Reaproveitamento do bagaço de cana-de-açúcar para remoção de corantes têxteis em solução aquosa”.

Professores e alunos vinculados ao Departamento de Química (CCEN), Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira (CTDR) e ao Departamento de Engenharia Química e Ambiental (CT) integram o projeto.

Segundo Cláudia Cunha, professora responsável pelo projeto, ainda será oferecida uma oficina de produção de bioplásticos empregando o bagaço de cana-de-açúcar, prevista para o ano que vem. As ações do projeto podem ser acompanhadas em sua página no Instagram.

Ascom/UFPB