Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB procura estudantes para atuar como palhaço cuidador

Projeto da UFPB procura estudantes para atuar como palhaço cuidador

Inscrições até sexta (20); trabalho atende a pacientes em situação de sofrimento
publicado: 16/03/2020 20h13, última modificação: 16/03/2020 20h13
Iniciativa existe há dez anos e atua em quatro hospitais da capital paraibana. Foto: Divulgação

O projeto de extensão “PalhaSus” do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu inscrições até sexta-feira (20), pelo formulário, para estudantes interessados em atuar como palhaço cuidador. A seleção será no dia 23 de março, das 18 às 20h30, na sala do 2º andar do CCM, campus I, em João Pessoa.

Segundo o coordenador da iniciativa, professor Aldenildo Costeira, o PalhaSus existe há dez anos e objetiva trabalhar com uma formação voltada para o cuidado em saúde e a humanização. “O trabalho é voltado também para uma perspectiva crítica, participativa e de educação popular. Atuamos no Hospital Universitário, Hospital Padre Zé e no Hospital São Vicente de Paula aos sábados pela manhã. E ainda no Hospital Vila Vicentina, aos domingos no período da manhã. Dividimo-nos para atender essas demandas”, afirma.

Ainda de acordo com o professor Aldenildo, espera-se que, com a atuação no projeto, os estudantes possam estudar a teoria e materializar os conhecimentos na prática. “O aprendizado é um resultado significativo para quem atua na extensão. A relevância se materializa no sentido de uma prática social e transformação da realidade. São pessoas em situação de sofrimentos e dificuldades que precisam de atenção e cuidados”, ressalta.

Para concorrem até o limite de 36 vagas na formação de palhaço cuidador, os candidatos devem participar de um seminário e apresentar um plano de trabalho, enviado no momento das inscrições, com as motivações, objetivos e o que pretende desenvolver para contribuir com o projeto. Os candidatos serão avaliados em entrevista individual ou coletiva no dia da seleção.

O resultado final está programado para ser divulgado no dia 25 de março. Mais informações no perfil do projeto no Instagram.

Ascom/UFPB