Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB promove melhorias sanitárias para estudantes da Educação Básica

Projeto da UFPB promove melhorias sanitárias para estudantes da Educação Básica

Dicas no Instagram poderão ser aplicadas na volta às aulas, no pós-pandemia
publicado: 01/07/2020 21h22, última modificação: 01/07/2020 21h22
Cartilhas, banners, folders, flyers e outros materiais didáticos orientam educação ambiental e cuidados sanitários para alunos de escola no Altiplano, em João Pessoa. Crédito: Instagram/Reprodução

O projeto Saúde Ambiental na Escola, do Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I,  em João Pessoa, tem lançado conteúdo no Instagram, para melhorias sanitárias na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma, no Altiplano, em João Pessoa.

Coordenado pela professora Micheline Lima, a ideia é inovar e adaptar a iniciativa ao formato remoto, em função do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. Conforme a coordenadora, a escola foi escolhida porque, apesar de estar localizada no bairro Altiplano, de classe média alta, seus alunos, que residem em comunidades da região, são muito carentes.

Por meio do projeto, os extensionistas trabalham temas como educação ambiental, cuidados sanitários, utilização dos recursos naturais, entre outros, e conseguem contribuir com a melhoria da situação sanitária e até com as condições de vida desses estudantes, através do conhecimento, orientação e estímulos, que muitas vezes ocorrem por meio da entrega de brindes, como garrafas para água, doces, salgadinhos, tudo adquirido com recursos próprios dos integrantes do grupo, pois ela entende que vale a pena.

A professora Micheline tem vários testemunhos sobre o impacto do projeto para as crianças e jovens da escola. “Tem aluno que não tem educação sanitária, que não escova dente. Tem aluno que penteia o cabelo com a mão, porque é pobre e não tem pente. Tem aluno que vem com chinelos para a escola, pois não tem condição de comprar o tênis padrão da farda. Outro que diz que na casa dele não tem um ralo no chão para escoar a água da chuva”, conta a professora Micheline.

Segundo ela, o aluno que não tinha ralo em casa, por exemplo, relatou-lhe que, depois de assistir à aula e falar sobre o assunto em casa, seu pai instalou o dispositivo de saída de água, para evitar alagamentos.

Já o estudante que não gostava de escovar os dentes recebeu de presente da professora Micheline uma escova dental, que ele não tinha, e as orientações de como fazer a higienização da boca.

“Pronto, vamos aprender: você coloca pasta na escova e faz a bolinha nos dentes da frente; agora, o trenzinho, para trás, na bochecha. Esse menino, agora, está escovando os dentes todos os dias. A mãe dele me encontrou e agradeceu, porque, antes, não tinha quem fizesse ele escovar os dentes”, relata.

Cerca de 20 colaboradores participam da realização projeto, que tem vigência até o final de dezembro. A ação foi criada há 11 anos, mas a equipe atua na Escola Padre Roma há dois. Somente este ano, a iniciativa atendeu a mais de 200 alunos.

Micheline salienta que as inovações relativas ao uso das redes sociais melhoraram o trabalho do projeto. “Vai ser excelente nós podermos executar o projeto adequadamente, e com inovações, pois não tínhamos Instagram, folder, cartilha, agora nós temos e estamos também com eles nas aulas on-line”.

Diante das necessidades dos alunos atendidos pelo projeto, a pretensão da professora Micheline Lima, agora, é buscar colaboração financeira junto a empresas, para adquirir materiais de higiene e prêmios para os alunos. Os interessados em contribuir com doações devem entrar em contato peplo e-mail michelinealima@hotmail.com.

Reportagem: Aline Lins | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB