Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB promove música de câmara em hospitais da Paraíba

Projeto da UFPB promove música de câmara em hospitais da Paraíba

publicado: 17/02/2021 15h32, última modificação: 17/02/2021 15h47
A iniciativa é destinada aos pacientes infantis das unidades de saúde
Concertos no hospital Napoleão Laureano/Arquivo

O projeto de extensão “Oboé Care: música de câmara em hospitais da Paraíba”, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I, em João Pessoa, busca reunir música de câmara e contação de histórias por meio de conteúdo audiovisual.

De acordo com o Prof. Ravi Shankar Viana, orientador do projeto, a iniciativa é destinada aos pacientes infantis das unidades de saúde do estado da Paraíba. Entre elas estão o Complexo Pediátrico Arlinda Marques, Hospital Napoleão Laureano, Hospital João Paulo II, Hospital Infantil Noaldo Leite (Patos) e Maternidade Frei Damião.

Ele explica que música de câmera é um formato musical executado por um pequeno número de músicos. “Com a música queremos colaborar no processo de cura dos pacientes ouvintes, cooperar com o trabalho de todos os profissionais da unidade de saúde e proporcionar aos alunos da extensão uma nova perspectiva sobre o fazer musical”, contou o docente.

Devido à pandemia, o projeto está atuando de maneira remota, através do envio de cartazes que possuem QR Code, código de barras, que pode ser escaneado usando a maioria dos telefones celulares.

“Os responsáveis pelas unidades de saúde podem imprimi-lo e fixá-lo nas salas de espera. A partir dele, os pais encontrarão as informações de como acessar os vídeos”, explica o professor.

Na primeira fase do projeto, foram contadas as histórias “o Leão e o Grilo”, “a Galinha dos Ovos de Ouro” e “o Rato e o Leão”. Todas elas são produzidas pelos alunos da Classe de Oboé da UFPB, em parceria com o Engenho Imaginário e as contadoras de histórias Nara Santos e Ana Paula Soares.

“Queremos que os pacientes e profissionais da área da saúde consigam encontrar no projeto força e inspiração, na alegria das músicas e histórias do projeto”, reforçou Prof. Ravi.

Os interessados em receber o cartaz podem entrar em contato pelo e-mail oboeufpb@gmail.com. É possível acompanhar o projeto por meio do canal no YouTube.

Reportagem: Carlos Germano
Edição Aline Lins