Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB publica cartilha com locais de descarte responsável de resíduos para reutilização ou reciclagem, em João Pessoa
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB publica cartilha com locais de descarte responsável de resíduos para reutilização ou reciclagem, em João Pessoa

publicado: 19/05/2022 19h29, última modificação: 19/05/2022 19h29
O leitor pode escolher o local mais próximo da residência para realizar o descarte dos materiais como pneus, lâmpadas e pilhas

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Você sabe onde descartar seus remédios vencidos? Ou ainda os eletroeletrônicos que não serão mais utilizados em sua casa? Mesmo quando se tem um pensamento voltado para a sustentabilidade, são muitas as dúvidas que costumam surgir no momento de dar a destinação correta aos materiais que não nos servem mais e que ainda podem ser reutilizados ou reciclados, os chamados resíduos sólidos.

Para orientar a população de João Pessoa sobre o descarte correto desses resíduos, o projeto de extensão Ações Socioambientais nas comunidades residentes às margens do Rio Jaguaribe, conhecido como Ação Jaguaribe, que é desenvolvido por docentes e alunos do Departamento de Química, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lançou a cartilha “Pontos de coleta dos resíduos sólidos em João Pessoa – PB”.

A ação tem o intuito de divulgar associações, cooperativas, empreendimentos e pontos de coleta em João Pessoa para o descarte responsável de materiais, reunindo em um único documento a informação de forma clara para a população sobre os locais de coleta e destinação final ambientalmente adequada, para resíduos comuns do dia a dia de uma residência ou pequena empresa.  E, desta forma, contribuir para a diminuição da quantidade de resíduos encaminhada ao aterro sanitário municipal ou disposta de forma incorreta em terrenos baldios, calçadas, praias e até mesmo nas águas dos rios urbanos da cidade, como o Rio Jaguaribe.

A professora Kátia Bichinho é coordenadora do projeto e conta que a ideia para a criação da cartilha nasceu da discussão sobre os diferentes impactos ambientais e de saúde causados pela disposição incorreta de resíduos. Os integrantes do projeto relataram dificuldade em encontrar, de forma fácil e rápida, quais locais de coleta existem em João Pessoa para a destinação de itens como pilhas, baterias, eletroeletrônicos, dentre outras. Assim, o grupo identificou a oportunidade de organizar as informações e divulgar para a sociedade.

Na cartilha, os endereços dos pontos de coleta são organizados conforme o tipo de resíduo sólido. O texto apresenta os locais de descarte de remédios, pneus, recicláveis como papel, metal, plástico e vidro; lâmpadas e pilhas, eletroeletrônicos e óleo de cozinha usado; assim o leitor pode escolher o local mais próximo da residência para realizar o descarte dos materiais.

Para Thayane de Siqueira Silva, aluna da UFPB e bolsista do projeto Ação Jaguaribe, a Universidade tem como finalidade o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão e a sinergia entre essas atividades conduz a UFPB a um compromisso social, “desempenhado mediante o compartilhamento de todo o conhecimento gerado nas mais diversas temáticas, abrangendo a sustentabilidade. Nos dias atuais, é necessário assegurar o bem-estar e o “estar bem” dos seres humanos, a proteção da fauna e da flora e a manutenção da vida no nosso planeta. Toda e qualquer ação sustentável é importante”, disse a estudante.

Segundo a Thayane realizar práticas sustentáveis é, muitas vezes, encarado pela sociedade como algo difícil ou de alto custo, no entanto, existem ações sustentáveis que podem ser realizadas de forma simples, a exemplo da separação e destinação correta de resíduos, e é neste sentido que a cartilha “Pontos de coleta dos resíduos sólidos em João Pessoa – PB” presta apoio à população da cidade.

Outras informações sobre o Ação Jaguaribe e a cartilha podem ser acessadas no perfil do projeto no Instagram.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto Ilustrativa: Marcello Casal Jr/Agência Brasil