Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB quer inovar formação continuada de professores da Educação Básica na Paraíba

publicado: 24/11/2021 13h54, última modificação: 24/11/2021 13h54
Proposta contemplará processos presenciais e online de aprendizagem

ESCOLA EDUCAÇÃO BÁSICA.jpeg

Projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pela professora do Departamento de Fundamentação da Educação Ana Cláudia da Silva Rodrigues, quer inovar a formação continuada de professores da Educação Básica na Paraíba, a fim de melhorar a qualidade do ensino oferecido pelo Estado.

A proposta, que poderá subsidiar a criação de política pública, deverá ficar pronta em 12 meses e contemplará processos presenciais e online de aprendizagem para 19.473 professores efetivos e prestadores de serviço, segundo o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), podendo beneficiar a formação de 258.190 estudantes nos 223 municípios paraibanos, de acordo com dados deste ano do sistema de matrículas online da rede estadual de ensino.

O projeto será desenvolvido em três etapas. Inicialmente, será elaborado um relatório com as necessidades dos docentes. Em seguida, será organizada a proposta de formação continuada. Depois, um repositório de materiais didáticos será organizado concomitante ao desenvolvimento de um ambiente online de aprendizagem.

Segundo a professora Ana Cláudia da Silva Rodrigues, o projeto é fundamentado nas diretrizes curriculares da rede estadual de ensino da Paraíba, no Plano Estadual de Educação e em práticas pedagógicas e metodologias de ensino inovadoras já implementadas ou em implementação nos municípios paraibanos.

O projeto é financiado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), no âmbito do Edital Nº 35/2021, que selecionou três projetos de pesquisa para o desenvolvimento técnico, pedagógico e científico da Educação Básica implementada pelas redes públicas do Estado da Paraíba.

Os outros dois projetos selecionados foram “Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (EcoEduPB): inovação e desenvolvimento para uma gestão educacional fundamentada em dados”, também da UFPB e que será coordenado pela professora Uyguaciara Veloso, do mesmo departamento da Ana Cláudia da Silva Rodrigues, e “Currículo e formação continuada docente: práticas e desafios da contemporaneidade”, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Na proposta de formação continuada para professores da Educação Básica, serão investidos R$ 349.070 no pagamento de bolsas para os pesquisadores, material de consumo e de capital, como a aquisição de notebook para a equipe. O valor global dos recursos disponíveis para o total de propostas aprovadas na chamada foi de R$ 1.050.000.

Esperamos contribuir para a melhoria da qualidade da educação da rede estadual a partir dos princípios estabelecidos, conferindo aos docentes a capacidade de compreender e atuar na dimensão técnica, estética, política e didática na concretização de uma educação referenciada socialmente”, afirma Ana Cláudia da Silva Rodrigues.

Conforme dados do Censo da Educação Básica de 2019, apenas 40,7 % dos docentes do estado da Paraíba em efetivo exercício participaram de, pelo menos, uma formação continuada naquele ano.

Os motivos que justificam o baixo índice de participação não são evidentes e por isso devem compor o relatório técnico necessário para subsidiar a construção da política pública de formação continuada”, explica Ana Cláudia da Silva Rodrigues.

O projeto contará com o apoio de estudantes, técnicos em assuntos educacionais e docentes da rede estadual e do magistério superior da UFPB, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins