Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB realiza penúltima live de formação em economia solidária

Projeto da UFPB realiza penúltima live de formação em economia solidária

publicado: 08/02/2022 15h59, última modificação: 08/02/2022 16h01
Transmissão ao vivo será na quinta (10), às 19h, sobre finanças e consumo solidários

O projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Inovale realizará a quinta e penúltima live de formação em economia solidária nesta quinta-feira (10), a partir das 19h, sobre finanças e consumo solidários, através do canal da iniciativa no YouTube.

Participarão da transmissão ao vivo a coordenadora do projeto de extensão e professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB Angeluce Soares, as estudantes voluntárias Natália Moreno e Silvicléia Tavares e Daniel Pereira, integrante da equipe técnica da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incubes) da UFPB.

Durante a live, além de serem discutidas informações acerca do conceito de finanças e consumo solidários, serão apresentados exemplos de instrumentos que permitem relações econômicas mais éticas e solidárias.

“Finanças solidárias são um conjunto de serviços e produtos financeiros e pedagógicos que se baseiam em critérios de confiança e solidariedade para atender às necessidades e demandas de pessoas inseridas em um determinado contexto local”, explica Angeluce Soares.

A coordenadora do Inovale elucida também que o consumo solidário é aquele praticado em função não apenas do bem-viver individual, mas também coletivo. Como exemplos de instrumentos que viabilizam relações econômicas mais éticas e solidárias, a professora da UFPB cita os fóruns de economia solidária e os próprios projetos de extensão da UFPB.

O próximo encontro da formação virtual ocorrerá em 10 de março, acerca dos aspectos jurídicos da economia solidária e marco legal da inovação. A série de seis lives teve início em 23 de setembro do ano passado e já abordou o que é economia solidária; diagnóstico do campo da economia solidária no Vale do Mamanguape; economia solidária e sustentabilidade; e economia solidária e inovação socioecológica.

Em execução desde 2018, o Inovale ė um projeto de extensão do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da UFPB, no campus IV, em Rio Tinto e Mamanguape, no Litoral Norte paraibano, que busca contribuir para tornar empresas e empreendedores do Vale do Mamanguape mais inovadores.

Foto: Aline Lins

Reportagem: Pedro Paz