Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB realiza treinamentos junto à população para facilitar a prestação de primeiros socorros
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB realiza treinamentos junto à população para facilitar a prestação de primeiros socorros

publicado: 23/05/2022 13h35, última modificação: 23/05/2022 13h35
Ação leva conhecimento sobre reanimação cardiopulmonar à comunidades e instituições

Foto: Divulgação

O projeto de extensão “RCP para todos”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado à Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), vem, há cinco anos, proporcionando capacitações e treinamentos de primeiros socorros a comunidades e instituições paraibanas. 

A ação orienta as pessoas a reconhecerem sinais de parada cardíaca ou engasgos e, prontamente, aplicarem manobras de socorro, até a chegada de uma equipe especializada. Dentre as técnicas utilizadas no treinamento, destacam-se a manobra de RCP (reanimação cardiopulmonar) e a utilização do DEA (Desfibrilador Automático Externo). Desde seu início, em 2017, o projeto já atendeu a mais de 2.500 pessoas. 

As atividades práticas e metodologias ativas são realizadas em locais públicos ou privados, como: academias, feiras, instituições, escolas públicas e creches. Ações de capacitações teóricas também são oferecidas nas redes sociais do projeto. O grupo ainda realiza orientações por toda Paraíba. Nesses casos, que exigem deslocamento, a empresa ou instituição interessada apoia financeiramente a  locomoção do grupo.  

Como explica a coordenadora da ação, a Profa. Angela Amorim de Araújo, o projeto atende gratuitamente por demanda, conforme as solicitações. “Por ser um serviço pouco oferecido e que não encontramos gratuitamente, temos uma  demanda significativa”, afirmou. 

“A divulgação de conteúdo e a didatização da produção científica são aplicadas à sociedade, independente do grau de instrução ou idade. Atendemos em qualquer local. Normalmente, realizamos treinamentos com cerca de 20 pessoas, mas já capacitamos empresas com mais de 1.200 funcionários”, relatou a professora.

O projeto conta com a participação de colaboradores internos e externos à UFPB. Professores doutores com experiência prática e científica na área de emergência pré-hospitalar e alunos de enfermagem. Fazem parte da organização da equipe, além da Profa. Angela, a Profa. Adjunta Ivanilda Lacerda e o discente Antony Wesley Ferreira  Cândido Júnior. 

Quanto à importância do projeto e propagação do conhecimento, a coordenadora destaca: "Temos como meta alcançar o maior número de pessoas possível para que elas possam atender a algum evento grave dentro ou fora da sua residência, até que a equipe de socorro chegue”, explicou a Profa. Angela.

“Transmitimos conhecimento aos cidadãos que não são da área da saúde e enfatizamos que todos podem ter acesso a essas informações. Recomendamos, também, que todos que são treinados ajudem a disseminar o conhecimento para que mais pessoas tenham acesso e direito a sobreviver, mesmo passando por um evento grave”, pontuou a docente. 

Para saber mais sobre o RCP para todos, basta acessar o perfil do projeto no  Instagram.

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação