Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB realizará avaliação corpórea gratuita na orla de Tambaú, no dia mundial de combate à obesidade

publicado: 28/09/2022 18h57, última modificação: 28/09/2022 18h59
Serão realizados testes de bioimpedância

Foto: Sec. de Estado de Saúde/RJ

Você sabia que o excesso de gordura corpórea pode acelerar o processo de envelhecimento biológico? Pensando nisso, os participantes do projeto de extensão Viva Mais e Melhor, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizam no dia 11 de outubro, dia mundial de combate à obesidade, uma ação de conscientização com avaliação gratuita da composição corpórea através de teste de bioimpedância.

Os atendimentos se darão na orla da praia de Tambaú, a partir das 16h, em frente ao Quiosque das Frutas, localizado após o busto de Tamandaré, no sentido da praia de Cabo Branco.

De acordo com a nutricionista do Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS/UFPB) e coordenadora do projeto de extensão, Geovânia Menezes, a avaliação da composição corpórea possibilitará determinar o nível de gordura dos participantes por compartimento corpóreo, inclusive a gordura visceral.

Os atendimentos serão realizados por 07 alunos dos cursos de graduação em nutrição e em educação física que compõe o projeto de extensão Viva Mais e Melhor, pela coordenadora da ação e pelo Prof. Thiago Siqueira, do Departamento de Educação Física da UFPB.

Segundo Geovana, a obesidade e o excesso de peso são considerados um problema de saúde pública e que, associados a outras doenças como diabetes e hipertensão no processo de envelhecimento, produzem danos celulares e sistêmicos à saúde de uma forma geral que afetam também o DNA, aumentando o estresse oxidativo e produzindo encurtamento dos telômeros.

“A obesidade anda na contramão da longevidade, nossa ação tem o intuito de chamar a atenção da sociedade para esses graves problemas, além de divulgar as ações do projeto Viva Mais e Melhor e captar o público-alvo, extramuros universitários, para inclusão no projeto com o objetivo de promover um acompanhamento longitudinal desses pacientes por, no mínimo, um ano”, explicou Geovana Menezes.

O intuito do projeto Viva Mais e Melhor é a promoção da longevidade. Os participantes da ação a ser realizada na praia serão convidados a dar continuidade às atividades do projeto na UFPB, as quais vão envolver workshops, oficinas gastronômicas de nutrição, educação física e de psicologia, além de avaliação da gordura visceral e composição corpórea por meio da bioimpedância, avaliação física, avaliação do nível de estresse, e envio de dicas de receitas saudáveis.

Ao longo do projeto, com duração de um ano, os participantes também receberão acompanhamento nutricional por meio da avaliação do perfil bioquímico sanguíneo e da composição corpórea, acompanhamento por profissional de educação física com avaliação física e prescrição de exercícios, acompanhamento psicológico, acompanhamento trimestral das atividades realizadas nas áreas de nutrição, educação física e psicologia.

O público de interesse do projeto Viver Mais e Melhor são pessoas com idade acima de 40 anos, pertencentes a um dos seguintes grupos: portador de excesso de peso ou de obesidade, portador de diabetes mellitus tipo 2 ou de hipertensão arterial sistêmica.

O programa visa uma reeducação alimentar, de exercício físico e de controle dos níveis de estresse. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no perfil de Instagram @projetovivamaisemelhor_.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins