Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB revigora agricultura familiar no interior da Paraíba

Projeto da UFPB revigora agricultura familiar no interior da Paraíba

Diagnóstico de agroecossistemas e oficinas garantem autonomia a pequenos proprietários rurais
publicado: 30/09/2019 20h29, última modificação: 01/10/2019 17h33
Atividades já beneficiaram mais de 50 camponeses. Crédito: Divulgação

Projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem revigorado a agricultura familiar no interior da Paraíba, sobretudo em Sítio Juazeirinho, em Solânea; Assentamento Che Guevara, em Casserengue; e Assentamento Cajazeiras, em Serraria.

Primeiro, a equipe, formada por 30 professores e estudantes da UFPB, realiza diagnóstico do agroecossistema, um ecossistema com presença de pelo menos uma população agrícola.

Em seguida, define a hierarquia dos problemas. Para cada um deles passível de resolução, cria-se uma estratégia para resolvê-lo, em conjunto com a família. Oficinas, com conhecimento técnico, também são promovidas a fim de ampliar a autonomia dos agricultores.

Para a realização das formações, são utilizados recursos didático-pedagógicos, entre eles livros, panfletos, cartilhas, cartolinas, pincéis, vídeos de experiências, travessia no agroecossistema, ferramentas de trabalho agrícola, mudas de árvores e sementes.

“Identificamos, em dois agroecossistemas, que estavam utilizando as águas das pias e dos chuveiros para irrigar as fruteiras ao redor da casa. Essas águas são ricas em sais e sabão que contaminam o solo, reduzindo sua capacidade produtiva”, conta o coordenador do projeto e professor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) Alexandre Araújo.

Ele relata que, após essa observação, foi implementada oficina de reuso de águas residuais que culminou na instalação do sistema de reuso. Araújo comemora: “ao final do processo, as famílias já estavam capacitadas para ensinar a outras, e assim, multiplicar esta tecnologia social”.

O projeto já atendeu mais de 50 pessoas de diferentes faixas etárias, a maioria delas camponesa. “As famílias estão animadas com os resultados que, até agora, foram construídos neste projeto. Acreditamos que muito mais ações ainda serão realizadas a partir do que tem sido feito.”

De acordo com o professor, um dos desafios para que uma família possa viver com dignidade no campo está relacionado à geração de renda de maneira a conservar os recursos naturais. “A degradação do meio ambiente torna a agricultura insustentável. Os agricultores precisam ser capazes de produzir alimentos, gerar renda e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde e da biodiversidade”.

Michelly Santos | Ascom/UFPB