Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB voltado para rendeiras paraibanas tem como objetivo exportação da Renda Renascença
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB voltado para rendeiras paraibanas tem como objetivo exportação da Renda Renascença

publicado: 20/09/2021 18h56, última modificação: 21/09/2021 12h59
Reunião contou com representantes de prefeituras, das rendeiras e de empresas juniores
Foto: Mariani Idalino

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta segunda-feira (20), uma reunião para apresentar o Projeto de Extensão “Comércio Exterior e oportunidades de trabalho no estado da Paraíba: noções básicas de exportação e importação”, voltado para microempreendedores individuais do setor de artesanato da Paraíba, em especial as rendeiras da Paraíba na produção da Renda Renascença do Cariri.

No encontro com a Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, e a Pró-reitora de Extensão Berla Moraes, participaram membros do projeto de extensão, representantes de prefeituras do Cariri e das rendeiras da região, além de empresas juniores da UFPB.

Foto: Angélica Gouveia 

O Projeto de Extensão, que tem o nome fantasia Probex COMEX UFPB, é coordenado pela Profa. Márcia Paixão, do Departamento de Economia da UFPB.

Hoje a nossa Pró-reitoria de Extensão (Proex) conheceu o projeto em mais detalhes na medida em que também conheceu os agentes apoiadores de uma ação específica do projeto, que é voltado para Renda Renascença do Cariri paraibano. O objetivo é a exportação da mercadoria envolvendo outras nuances como a estruturação de um site para comercialização no Brasil e exterior”, explicou a coordenadora do projeto, Profa. Márcia Paixão. Na reunião, foram dados os encaminhamentos junto à Proex, abrindo a possibilidade de institucionalizar a ação, por meio de um convênio, já que envolve vários parceiros externos.

Rendeira e representante do Conarenda, Antônia Maria da Silva afirmou que as rendeiras, em parceria com a UFPB, conseguiram sensibilizar os gestores para reconhecerem como a renda atende a toda uma cadeia produtiva e completamente ecológica. Ela destacou a importância de projetos que apoiem o desenvolvimento cultural, social, e o senso de pertencimento da comunidade.

A Profa. Liana Filgueira destacou a necessidade da valorização cultural e artística dos produtos desenvolvidos pelas rendeiras, para que possam ser comercializados, de fato, de uma forma justa. A ideia da participação da UFPB é apoiar o projeto com o seu corpo técnico, por meio da tríade de ensino, pesquisa e extensão.

“Se a gente faz um projeto dessa dimensão e não consegue transformar isso em retorno financeiro, seja para as rendeiras, seja para o Estado ou para a Universidade, perde o sentido. Por que não tornar um projeto dessa área algo autorrentável dentro da Universidade? A ideia é essa: independência. É uma autonomia de fato”, disse a Vice-Reitora Liana Filgueira.

O presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, Prof. Sandro Marden, explicou que a Universidade pode potencializar, catalisar e expandir o artesanato paraibano. “A Universidade forma várias camadas de profissionais que podem atuar em toda a cadeia de produção, exploração, sustentabilidade e divulgação desses produtos para que haja um comércio ou uma valorização maior dos produtos de artesanato, inclusive modernizar o conceito, você pensar em artesanato não como uma peça de qualidade inferior ao industrial, mas sim, uma peça artística. Muitos deles têm alcance de obra de arte”, esclareceu o docente.

Valor agregado

O Prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro, Adriano Wolff, disse que a reunião foi muito importante e que a participação da UFPB marca um momento histórico para o fortalecimento da cultura da Renda Renascença na Paraíba. “Precisamos colocar muita coisa em prática no que envolve precificação, agregação de valores e marketing. A expectativa é que possamos levar os conhecimentos e as informações compartilhadas aqui para o município de São Sebastião de Umbuzeiro em busca desse desenvolvimento das atividades”, comentou o Prefeito.

Para a gestora do Programa do Artesanato do Governo do Estado da Paraíba, Marielza Rodrigues, é preciso reeducar o mercado consumidor para que valorize a renda como produto cultural com valor agregado. “O apoio da UFPB - como construtora de conhecimento - representa a chegada de mais ferramentas que nos auxiliam a manter essa memória patrimonial viva, disse ela.

A secretária de Cultura e Turismo do município de Zabelê, Fabiana Monteiro, destacou a importância das parcerias e da representação discente no projeto, por meio das empresas juniores. “É sempre produtivo quando todos estão em conjunto pensando em um só propósito: geração de renda de maneira que os produtos das rendeiras sejam divulgados, exportados e reconhecidos”, afirmou.

Segundo a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, é importante unir as mulheres rendeiras nesse processo de diálogo com a sociedade e aproximar os alunos, no contexto de formação de diversas áreas de conhecimento. “O objetivo é o desenvolvimento socioeconômico local, com o resgate da memória, da tradição e da historicidade”, disse Profa. Berla.

Também participaram do encontro Rafael Tobias Guerra (representante da Empresa Júnior Eleven, da UEPB); Giovana Anjos (diretora de qualidade da Empresa Júnior Internacionalize Consultoria e Assessoria); Levi Galdino (vice-coordenador do Probex Comex); Jessly Smith (aluno de Engenharia Elétrica do IFPB e representante da JS Digital); Letícia Nunes (vice-presidente da Líderi Júnior, Empresa Júnior da UFPB); Prof. Roberto Vilmar Satur, do Departamento de Intermediações Interculturais da UFPB e docente do Probex; Giuliano Queiroga Giarletta (representante do Probex Comex, vice-coordenador da ação Exporenda Cariri); e o estudante da UFPB Itamar Dias (representante do Grupo Itamar Dias).

A ação tem o apoio financeiro do SEBRAE-Monteiro e das Prefeituras dos municípios de São João do Tigre, Zabelê, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro e Monteiro. Conta também com a colaboração na forma de consultoria dos Correios, Lauro Victor de Barros Despachos Aduaneiros e Tertuliação Educomunicativa.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia/Aline Lins