Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de aluna da UFPB conquista bolsa do Memorial da América Latina

Projeto de aluna da UFPB conquista bolsa do Memorial da América Latina

publicado: 29/09/2022 11h01, última modificação: 29/09/2022 11h03
Autora ficou em 3º lugar na chamada pública nacional realizada pela fundação

Foto: Arquivo Pessoal

A estudante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Anaíza Durval da Silva foi contemplada com uma bolsa de pesquisa em uma chamada pública promovida pela Fundação Memorial da América Latina, do governo de São Paulo. O projeto de autoria de Anaíza, que é graduanda do 7º período de Letras/Espanhol, ficou em 3º lugar entre os quatro classificados na seleção nacional.

Aberta a pesquisadores de iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado, o edital tinha foco em propostas inseridas nas linhas de pesquisa de interpretação comunitária ou formação de tradutores e intérpretes de línguas faladas, para serem mediadores linguísticos junto à população migrante e a indígenas.

Orientado pela professora Ana Berenice Martorelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), o projeto “Curso Trimestral de Formação de Intérpretes Comunitários”, apresentado pela estudante da UFPB, vai receber da Fundação uma bolsa mensal de R$ 1.600, durante três meses, com possibilidade de renovação por igual período.

“Dei o meu melhor e estou muito feliz com este resultado, por ser uma bolsa de uma instituição renomada e por ser uma oportunidade de ajudar a UFPB, de dar visibilidade à Universidade”, contou a aluna.

Segundo Anaíza Durval, o público-alvo do curso de extensão, que será oferecido no formato online, são estudantes de graduação em Letras/Espanhol e em Tradução, para que atuem como intérpretes comunitários de um grupo de refugiados venezuelanos que vive na Paraíba.

“São pessoas que já estão em situação difícil, por serem refugiados e, somando-se a isso, ainda não sabem a língua portuguesa, então têm dificuldades ao buscar os serviços de educação e saúde”, explicou a autora do projeto.

A formação envolverá um total de até 15 participantes e terá duração de três meses, com realização de atividades semanais síncronas e assíncronas, conduzidas pela própria Anaíza. A estudante também vai auxiliar a Fundação Memorial da América Latina a planejar um curso sobre o mesmo tema, que vai ser ofertado, também no formato online, para participantes de todo o país.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins