Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de compostagem da UFPB doa 500 toneladas de adubo para Viveiro Municipal de JP
conteúdo

Notícias

Projeto de compostagem da UFPB doa 500 toneladas de adubo para Viveiro Municipal de JP

publicado: 24/05/2021 15h30, última modificação: 25/05/2021 14h20
Ação tem o intuito de promover a sustentabilidade ambiental

Foto: Hannah Barbosa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) doou para a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), nesta segunda-feira (24), aproximadamente 500 toneladas de adubo orgânico. O material foi produzido por meio do projeto de extensão de compostagem da UFPB, visando promover a sustentabilidade ambiental.

O transporte do material foi feito com a utilização de uma retroescavadeira e quatro caminhões-caçambada Prefeitura Municipal de João PessoaO intuito da ação é a retirada de mais de 3caçambas, o que representa um volume estimado em aproximadamente 500 toneladas de adubo, informou o presidente da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB, Prof. Joácio Morais.

O projeto de compostagem, parceiro da Comissão de Gestão Ambiental (CGA), é coordenado pela Profa. Cláudia Coutinho, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, do Centro de Tecnologia da UFPB.

Segundo Prof. Joácio Morais, o propósito da parceria com o Município é a utilização do adubo orgânico no plantio urbano na cidade de João Pessoa. Além da PMJP, qualquer pessoa física ou instituição pode solicitar à UFPB doação de adubo orgânico. A solicitação deve ser realizada por meio do perfil do Instagram @compostagem_ufpb.

O adubo é produzido a partir da poda de árvores das folhas originárias da varrição em todo o campus. O adubo é transportado para o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, localizado no bairro de Valentina de Figueiredo, onde são preparadas para o plantio urbano.

Temos mil metros cúbicos de adubo orgânico, prontos para serem utilizados. O material é de excelente qualidade, folhas que se transformaram em terra preta para fazer o melhoramento do solo”, comentou o Prof. Joácio.

O Diretor de Estudos e Pesquisas Ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sérgio Chaves, destacou que o produto da compostagem é um material rico, extremamente sustentável, e que será utilizado na produção de mudas nativas e florestais de João Pessoa, como adubo para utilização nos jardins da cidade e na arborização urbana.

“A cooperação entre a academia e a Prefeitura Municipal de João Pessoa é uma parceria extremamente importante, salutar, e visa destinar esse material para o local correto”, afirmou. 

* * *
Reportagem: Ascom/UFPB
Foto: Hannah Barbosa