Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de extensão da UFPB leva assistência veterinária gratuita a produtores rurais
conteúdo

Notícias

Projeto de extensão da UFPB leva assistência veterinária gratuita a produtores rurais

publicado: 08/02/2022 16h58, última modificação: 09/02/2022 15h21
Ação atende produtores rurais de assentamentos e comunidades carentes

Foto: Divulgação

O projeto de extensão "Veterinário Ambulante”, desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é um programa de assistência veterinária gratuita, que atua nas áreas de nutrição, reprodução e clínicas médica, cirúrgica e obstétrica de animais ruminantes.

Iniciado em 2010, o projeto busca identificar e solucionar os problemas das áreas atendidas, assim como implementar tecnologias que propiciem maior produtividade e menores custos de produção. O público-alvo da ação são produtores rurais de assentamentos e comunidades carentes, localizados no município de Areia, no interior da Paraíba, e região vizinha.

Apesar de sua abrangência regional, também já foram atendidos animais fora do município e Estado. O “Veterinário Ambulante” já passou pelos municípios paraibanos de Remígio, Esperança, Algodão de Jandaíra e Alagoa Grande, além de Logradouro, no Rio Grande do Norte.

O Prof. Suedney de Lima Silva, do Departamento de Ciências Veterinárias da UFPB, que coordena o projeto, explicou como a ação se destaca entre os outros projetos de extensão desenvolvidos academicamente.

“Nossa ação se diferencia como um projeto de prestação de serviço de qualidade. Esse projeto tem a finalidade de levar a assistência veterinária qualificada e gratuita onde não há assistência veterinária para as problemáticas que os animais vivenciam”, comentou o coordenador.

No projeto, são agendadas visitas técnicas às propriedades para avaliar, mediante inspeção in loco e questionários, as condições nutricionais, higiênico-sanitárias e reprodutivas do rebanho. Em seguida, os problemas observados e apontados pelos produtores são avaliados pela equipe do projeto para definir as estratégias e soluções a serem adotadas, conforme a realidade de cada propriedade.

Os atendimentos clínicos e cirúrgicos emergenciais são disponibilizados de acordo com a demanda, na forma de mão de obra não remunerada, porém o produtor deve arcar com os custos operacionais decorrentes de tais intervenções.

“Buscamos a satisfação dos produtores rurais que são atendidos pelo projeto. Muitas vezes, esses produtores têm animais doentes na propriedade, mas não possuem condições de pagar veterinário. Então, nós realizamos esse trabalho, o que permite que o animal seja salvo ou, pelo menos, evita que o mesmo problema ocorra com outros animais da mesma residência”, explicou o Prof. Suedney.

O projeto segue em execução após 12 anos em atividade. Segundo o Prof. Suedney, a vigência vai até junho de 2022 com perspectiva de renovação para que a ação social continue atendendo produtores rurais em situação de vulnerabilidade social.  

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (83) 99654-3381 ou pelo email suedney@cca.ufpb.br.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação