Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de extensão da UFPB oferece aulas gratuitas de yoga
conteúdo

Notícias

Projeto de extensão da UFPB oferece aulas gratuitas de yoga

publicado: 23/02/2023 17h36, última modificação: 23/02/2023 17h36
Atividades acontecem presencialmente ou online, a critério do participante

Foto: cookie_studio/Freepik

Com o retorno do semestre letivo, o Projeto de Extensão ‘Traduzindo Yoga para a Comunidade’ (YTrad), vinculado ao curso de graduação de Tradução da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também retoma a oferta de aulas de yoga. As atividades estão abertas ao público em geral e são destinadas apenas a pessoas adultas (a partir de 18 anos). 

Para ter acesso às aulas, não é necessário fazer inscrição. As atividades são gratuitas e ocorrem no modo online ou presencial, a critério do participante.

A participação online acontece de forma síncrona e os participantes devem manter, ao longo de toda a aula, suas câmeras abertas. Nessa modalidade, as atividades acontecem às segundas, das 19h às 20h30, e nas quartas, das 7h às 8h30, por meio da plataforma Google Meet. Os encontros remotos não são gravados. 

As aulas presenciais ocorrem no Campus I (João Pessoa), às quartas e sextas-feiras, das 16h às 17h30. O local das atividades é a sala 413 da Central de Aulas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), localizada no Bloco I. 

Os participantes devem realizar as práticas descalços. Recomenda-se, ainda, o uso de roupas confortáveis, que facilitem a movimentação do corpo durante as atividades. Para quem desejar frequentar as aulas presencialmente, a equipe do YTrad pede para que levem, se possível, seus próprios tapetes de Yoga, pois o material não é fornecido pelo projeto. Caso o participante não tenha tapete, ele pode participar normalmente, sem tapete. 

Atualmente, fazem parte da equipe 14 pessoas, sendo dois docentes, sete discentes e cinco colaboradores externos. Cada aula de yoga é frequentada, em média, por 10 alunos em ambas modalidades. 

Sobre o Projeto

O projeto “Traduzindo Yoga para a Comunidade” foi idealizado a partir de uma parceria entre o Curso de Tradução da UFPB, o Centro de Iyengar Yoga Recife (CIYR) e a Associação Brasileira de Iyengar Yoga (ABIY). Tem como principal objetivo contribuir para o aprofundamento dos estudos de yoga por parte da comunidade brasileira de praticantes de hatha yoga em geral e praticantes do método de Yoga Iyengar em particular, por meio da tradução, para o português brasileiro, de publicações originalmente produzidas em língua inglesa pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (RIMYI).

Mais informações estão disponíveis na página do projeto e no perfil do Instagram

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Foto: cookie_studio/Freepik
Ascom/UFPB