Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de extensão da UFPB realiza eventos sobre declaração do IRPF 2023

Projeto de extensão da UFPB realiza eventos sobre declaração do IRPF 2023

publicado: 21/03/2023 17h58, última modificação: 21/03/2023 17h58
Programação inclui atividades gratuitas presenciais e remotas para esclarecer dúvidas dos contribuintes

Foto: pressfoto/Freepik

O Balcão Universitário, projeto de extensão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB), realizará uma série de eventos para orientar contribuintes no preenchimento da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023. As atividades são gratuitas e estão abertas ao público em geral.

A primeira atividade é um minicurso que ocorrerá no dia 24 de março, às 20h, no Laboratório de Inclusão Digital do CCSA, no campus de João Pessoa. Aberto ao público, o minicurso tem vagas limitadas. As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 24, data do evento, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

No dia 28 de março, ocorrerá mais um minicurso, desta vez no horário da manhã, a partir das 8h, e de forma remota. A atividade será realizada de forma síncrona (ao vivo) e também é necessário efetuar inscrição. Para esta atividade, as inscrições, que ainda serão abertas, devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SigEventos)

Já no dia 4 de abril, às 19h, será realizada uma palestra sobre o IRPF 2023, no auditório 211 do CCSA. A atividade será ministrada pelo auditor da Receita Federal na Paraíba Francisco Leite. O evento também será gratuito e aberto à comunidade acadêmica e ao público externo. As inscrições ainda serão abertas no SigEventos.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, professora Valdineide dos Santos, outra atividade desenvolvida pelo Balcão Universitário é a consultoria sobre o IR por e-mail. Os contribuintes podem enviar suas dúvidas para balcaoufpb@gmail.com. A coordenadora explicou que, a depender do caso, são marcados encontros presenciais no Núcleo de Contabilidade Aplicada do CCSA para melhor atender às pessoas que estão com dificuldade em preencher o Imposto de Renda.

Ainda segundo Valdineide dos Santos, esta é a primeira etapa do projeto, que se estende até o dia 31 de maio, prazo final de envio das declarações para a Receita Federal. A segunda etapa, que ocorrerá no mês de maio, incluirá outra série de eventos, com a finalidade de esclarecer dúvidas dos contribuintes que ainda não preencheram nem enviaram suas declarações. A programação desta segunda etapa será publicada no Instagram e no blog do projeto Balcão Universitário, canais em que são divulgadas todas as ações relativas ao IRPF 2023.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins