Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto do Departamento de Mídias Digitais da UFPB cria jogo de RPG sobre Idade Média

publicado: 05/07/2021 18h34, última modificação: 05/07/2021 18h34
“Linha do Tempo - Idade Média” transporta os jogadores para florestas, aldeias e castelos da Era medieval
Foto: Angélica Gouveia

O período histórico entre os séculos V e XV foi o cenário escolhido para o desenvolvimento de uma iniciativa educacional dinâmica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A professora do Departamento de Mídias Digitais, Signe Silva, junto à estudante de Comunicação em Mídias Digitais, Natália Nascimento, desenvolveram um jogo de tabuleiro que simula a sociedade feudal.

Linha do Tempo - Idade Média” é um game de RPG (Role Playing Game), ou seja, um jogo em que as pessoas interpretam seus protagonistas e constroem narrativas que giram em torno de um enredo. Nobreza, campesinato, cavalaria e clero são os personagens que marcaram esse período da História e também são encontrados no universo de fantasia do game. Para jogar, é preciso testar seus conhecimentos sobre a “Idade das Trevas”, respondendo corretamente questões a respeito da época.

Sobre o desenvolvimento do jogo, Natália conta de que forma a área de design gráfico aplicada em algumas das disciplinas do curso como Imagem Digital e Editoração afloraram ideias de fazer conteúdo para pessoas no formato editorial, unindo texto e imagem. “Os conceitos teóricos e o manuseio de softwares de edição gráfica aprendidos nessas disciplinas foram a base para a realização desse jogo”, afirma.

Direcionado para o público em geral, o jogo é indicado para crianças e adolescentes do ensino fundamental ll, Ensino Médio ou pré-vestibular. A ação faz parte de um grupo de soluções voltadas para a educação no contexto da pandemia, que são desenvolvidas com o apoio do Departamento de Mídias Digitais da UFPB.

Ele foi feito pensando em ensinar conceitos básicos sobre a Idade Média de modo lúdico, para que o assunto possa ser absorvido de maneira agradável pela pessoa - tendo em vista que ela estará não só estudando, mas se divertindo ou passando o tempo”, explica Natália.

A professora Signe Silva contou que o jogo traz uma perspectiva educacional relevante dentro da aprendizagem no ensino remoto “ Estamos conseguindo que os alunos produzam produtos e serviços geniais para atender demandas da sociedade, mesmo lidando com as dificuldades do isolamento social causado pela Covid-19”.

O jogo, com seu tabuleiro e manual de instruções, está disponível gratuitamente para download no Google Drive por meio deste link para impressão e montagem. Mais informações pelo Instagram da estudante.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Ascom/UFPB