Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto Educação pela Saúde mobiliza 15 universidades para ampliar doação de sangue na PB
conteúdo

Notícias

Projeto Educação pela Saúde mobiliza 15 universidades para ampliar doação de sangue na PB

publicado: 11/06/2021 10h39, última modificação: 14/06/2021 07h55
UFPB vai disponibilizar ônibus nos dias 14 e 17 para levar doadores da comunidade acadêmica ao Hemocentro

Foto: Elaboração interna

Na próxima segunda-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para marcar a data e estimular a doação para abastecer os bancos de sangue da Paraíba, 15 universidades, entre instituições públicas e privadas, vão realizar uma grande mobilização, do Litoral ao Sertão, com a finalidade de sensibilizar as comunidades universitárias e a sociedade em geral. 

As ações terão início no dia 14, a partir das 8h, e se estenderão por toda a semana, período em que as universidades cumprirão um cronograma de doações em unidades de coleta na Paraíba. Até esta quinta-feira (10), já havia doações confirmadas nos Hemocentros de João Pessoa e de Campina Grande, e nos Hemonúcleos de Guarabira, Sousa e Cajazeiras. 

O projeto teve início depois que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou a campanha UFPB pela Vida, no dia 12 de maio, em parceria com o Hemocentro da Paraíba, e o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, teve a iniciativa de convidar outras instituições a se envolverem em um projeto maior – Educação pela Saúde – visando ampliar os estoques de sangue com o intuito de salvar vidas. As universidades elaboraram estratégias de mobilização e divulgação internas e também ações promocionais e de estímulo à doação, e estão organizando caravanas com a participação de doadores sensibilizados com a situação dos baixos estoques de sangue no estado. 

A UFPB participará na próxima semana das ações junto ao Hemocentro para doação nos dias 14 e 17 de junho. O coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Bruno Galvão, informou que serão disponibilizados dois ônibus em cada um dos dias, um saindo às 8h e outro, às 10h, com capacidade para 35 pessoas, cada. 

Os interessados em doar devem preencher o formulário a seguir: https://forms.gle/16W4fSXaPN454WgM9
Ao chegar ao Hemocentro,
o doador deve informar que participa da campanha 538. 

O projeto Educação pela Saúde envolve as seguintes instituições: 

João Pessoa

UFPB
UEPB
UNIESP
IFPB
UNIPÊ
UNINASSAU
Faculdade Três Marias
FPB
FESP  

Campina Grande 

FIP
UFCG
Unifacisa 

Patos 

UNIFIP 

Cajazeiras 

Faculdade Santa Maria

Guarabira 

EESAP

***
Reportagem: Aline Lins
Foto: Elaboração interna