Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto internacional da UFPB desvendará universo através da matemática
conteúdo

Notícias

Projeto internacional da UFPB desvendará universo através da matemática

Pesquisa contará com a colaboração de 19 cientistas da França e Chile
publicado: 21/11/2019 20h57, última modificação: 21/11/2019 20h57
Departamento de Matemática da UFPB coordenará os estudos. Crédito: Divulgação

Departamento de Matemática da UFPB coordenará os estudos. Crédito: Divulgação

Projeto internacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desvendará o universo através da matemática. Proposta foi uma das cinco no país aprovadas pelo Programa Capes/Math-AmSud, que tem o objetivo de fomentar colaborações no campo do raciocínio lógico e abstrato.

A equipe, coordenada pelo professor do Departamento de Matemática da UFPB Felipe Wallison Chaves-Silva, será formada por 25 pesquisadores, sendo seis brasileiros, 14 franceses e cinco chilenos, e terá a missão de “analisar e controlar diversos processos e fenômenos físicos modelados por sistemas de Equações Diferenciais Parciais (EDP) que surgem no estudo de fenômenos complexos, onde cada componente do sistema possui um comportamento distinto modelado por uma EDP distinta”, conta Chaves-Silva. 

Os modelos a serem considerados incluem aplicações em Biologia, Engenharia, Mecânica dos Fluidos, Aeronáutica, Química e Medicina. Para o coordenador da iniciativa, “saber controlar sistemas de EDP's, e como construir controles efetivos nos ajudará a ter um melhor entendimento do mundo que vivemos”.

Os projetos aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) terão uma duração de dois anos e envolvem pelo menos dois países da região sul-americana e uma ou mais equipe(s) de cientistas franceses.

Eles receberão financiamento de R$ 847 mil por ano, para custear missões de trabalho, bolsas para doutorado sanduíche e pós-doutorado, assim como para professor visitante júnior e sênior.

Ascom/UFPB