Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto na UFPB apoia ideias para tornar cidades do Nordeste inteligentes
conteúdo

Notícias

Projeto na UFPB apoia ideias para tornar cidades do Nordeste inteligentes

Iniciativa da NLT Telecom investirá R$ 50 mil em equipamentos e plataforma
publicado: 26/03/2020 17h31, última modificação: 26/03/2020 20h17
Projeto será desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser), no Centro de Informática, em João Pessoa.  Foto: Angélica Gouveia

Projeto será desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser), no Centro de Informática, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

Quatro estudantes de graduação do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão atuando para a realização do projeto Iot Open Labs, da NLT Telecom, e desenvolver as cidades nordestinas com novos recursos tecnológicos. Os pesquisadores são Adriano dos Santos, José Gabriel Batista e Mateus Antonio, do curso de Engenharia da Computação, e Mikaelly Felicio, de Ciência da Computação. 

De acordo com o coordenador do projeto na UFPB, professor Ewerton Salvador, com o Iot Open Labs  no Nordeste, busca-se tornar a plataforma aberta para diversos tipos de ideias que partam da comunidade de um modo geral. “Esses projetos irão se beneficiar da infraestrutura da plataforma para experimentação e troca de experiências. Por exemplo, na área de Internet das Coisas, poderão utilizar antenas, roteadores e softwares específicos para avaliar ações em um cenário real”, destaca. 

Para a estudante Mikaelly Felicio, por se tratar de uma startup (empresa emergente), as ferramentas empregadas no desenvolvimento das atividades são atuais e relevantes no mercado. “O que é de grande interesse para nós, uma vez que estamos tendo contato com necessidades fora das experiências acadêmicas e tendo a oportunidade de aplicar fundamentos aprendidos em disciplinas do curso de forma real e contemporânea”, salienta. 

O projeto Iot Open Labs foi criado pela American Tower, que é empresa parceira da NLT Telecom. O objetivo é oferecer uma plataforma onde empresas parceiras, clientes, desenvolvedores e estudantes possam fazer experimentos e trocar experiências sobre aspectos que envolvam o desenvolvimento de aplicações para a Internet das Coisas. Atualmente, no Brasil, existe um IoT Open Labs em São Paulo. A ideia é criar outra unidade do projeto no Nordeste, com sede na UFPB e possibilidades de abranger outras universidades da região. 

A cooperação entre a UFPB e a NLT Telecom possui duração de um ano, podendo ser renovada após esse período. Ainda em fase de concepção, foram destinados cerca de R$ 50 mil para o projeto, que deverá ser implantado no Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser) do CI da UFPB. 

Mesmo em fase inicial, afirma a estudante Mikaelly Felicio, o Iot Open Labs surgirá em um momento de crescimento constante da área. “Uma das vertentes exploradas é a rede Lora. Ela é de fundamental importância para facilitar as aplicações tecnológicas em empresas e instituições. Com ela, é possível gerenciar toda a cidade, torná-la inteligente e eficiente em recurso e energeticamente”, acentua. 

O estudante José Gabriel Batista ressalta que a experiência tem contribuído também para o entendimento de ferramentas tecnológicas utilizadas pela NLT e na universidade. “São estratégias de fluxos de informação e aprendizados passados de funcionário para funcionário. Estou como responsável pelo desenvolvimento Back-end do projeto e os conteúdos são diversos, mas possuem a mesma base ensinada na universidade”, explica.  

Ascom/UFPB