Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto na UFPB doa kit fotovoltaico para instituto na comunidade São Rafael

Projeto na UFPB doa kit fotovoltaico para instituto na comunidade São Rafael

publicado: 23/12/2022 15h52, última modificação: 09/01/2023 09h30
Economia com energia elétrica permitirá oferta de cursos de informática e de música

Foto: Divulgação

O projeto de extensão “Sou sustentável”, vinculado ao Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doou recentemente um kit fotovoltaico para o Instituto Voz Popular, com sede na comunidade São Rafael, no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa. A economia com energia elétrica permitirá a oferta de cursos de informática e de música para crianças da localidade.

O kit, que consiste em um conjunto de painéis fotovoltaicos e um inversor, possibilita a conversão da radiação solar em energia elétrica para consumo. O Instituto Voz Popular é uma organização que promove, há mais de 20 anos, ações de desenvolvimento comunitário para transformações sociais e locais.

“Esse kit fará com que esse instituto tenha uma redução em seus gastos com energia elétrica, possibilitando que esses recursos possam ser alocados em ações desenvolvidas por eles, como cursos de informática básica e aulas de música para crianças, por exemplo”, afirma Prof. José Félix da Silva Neto, coordenador do projeto de extensão.

Segundo o docente da UFPB, o sistema possibilita que o proprietário abata de sua conta de energia o mesmo quantitativo que ele gera. Portanto, se o sistema for dimensionado para gerar o total de energia elétrica necessária ao consumo da propriedade, a conta de energia é reduzida a zero, restando apenas algumas taxas pagas à distribuidora que, na Paraíba, é a Energisa.

Antes da doação e da instalação do kit, foi oferecida uma capacitação em instaladores fotovoltaicos, cuja parte teórica foi ministrada por José Félix da Silva Neto e por um de seus alunos, Tiago Paiva. A etapa prática ficou por conta de técnicos da empresa pessoense 3G+ Energy, que trabalha com a venda e a instalação de sistemas fotovoltaicos, é parceira do projeto de extensão e doadora do equipamento.

O Prof. José Félix da Silva Neto explica que toda a capacitação ocorreu na sede do Instituto Voz Popular. “O objetivo desta capacitação foi dar uma formação introdutória sobre como a energia elétrica pode ser gerada a partir do sol e mostrar, na prática, como essa conversão ocorre”, pontuou.

De acordo com o professor e pesquisador da UFPB, um dos objetivos do projeto é apoiar a estruturação de uma cooperativa de energia solar na comunidade São Rafael, para que parte das famílias que lá residem, em torno de 20, possam gerar sua própria energia elétrica e, assim, reduzir seus gastos com isso.

“Imaginamos o curso de instaladores fotovoltaicos como sendo uma semente neste processo, uma vez que a comunidade precisará discutir, refletir e estar consciente de que é possível e viável fazer isso. Estamos trabalhando para aperfeiçoar essa capacitação para no ano que vem, em conjunto com outras ações, levar sustentabilidade à comunidade, no que diz respeito à geração e consumo de energia elétrica”, planeja o docente José Félix da Silva Neto.

O projeto de extensão “Sou sustentável” começou em 2021. Em seu primeiro ano, buscou uma solução técnica para a alimentação elétrica da rádio comunitária da comunidade São Rafael, a partir da conversão da energia solar com o uso de painéis fotovoltaicos.

“Nesse estudo percebemos que seria muito mais interessante tecnicamente e para a comunidade se pensássemos em algo mais amplo, que fosse além da rádio comunitária e abrangesse mais pessoas de lá. Foi aí que tivemos a ideia, junto com o Instituto Voz Popular, nosso grande parceiro na comunidade, de realizar uma capacitação em instaladores fotovoltaicos, em que discutiríamos com os moradores um pouco sobre as formas sustentáveis de geração de energia e, ao mesmo tempo, daria a eles uma capacitação básica para instalação de painéis fotovoltaicos”, conta José Félix da Silva Neto.

Hoje, estão voltados e buscando formas de apoiar a criação de uma cooperativa de energia solar na comunidade São Rafael e viabilizar a instalação de um biodigestor para geração de biogás para a padaria comunitária da região. Outras capacitações estão sendo preparadas para 2023.

Comunidade sustentável

A equipe do projeto de extensão “Sou sustentável” enxerga a iniciativa como algo que pode efetivamente fazer com que a informação e o conhecimento mudem imediatamente, e para melhor, a vida das pessoas que vivem nas periferias de João Pessoa.

Na avaliação do Prof. José Félix da Silva Neto, coordenador do projeto, a ação [na comunidade São Rafael] foi extremamente positiva, seja pela receptividade e pelo interesse das pessoas, seja pelo impacto na formação dos alunos envolvidos no projeto, que percebem o poder da mudança que o conhecimento pode levar.

“Seguimos motivados em tornar a comunidade São Rafael um modelo de comunidade sustentável para João Pessoa e vislumbramos levar esta transformação para outras comunidades”, ressalta o docente.

Segundo o professor, essas ações como do projeto de extensão são importantes e contribuem para a economia, com a geração de empregos locais, assim como para a formação de alunos dos cursos de graduação do Cear da UFPB.

O projeto de extensão é composto por cinco docentes do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis e seis alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Elétrica da UFPB.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins