Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto na UFPB prepara setor de turismo para o pós-pandemia

Projeto na UFPB prepara setor de turismo para o pós-pandemia

Ferramentas virtuais podem auxiliar operacionalização e gestão
publicado: 27/04/2020 16h40, última modificação: 27/04/2020 16h48
Adesão do negócio ao e-commerce e realização de reuniões e encontros virtuais são algumas ações possíveis. Foto: Reprodução/Google

O projeto de extensão “Agenciamento 4.0: conhecendo novos modelos de negócios”, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, tem buscado discutir e refletir sobre como o setor de turismo pode se adaptar para a transformação digital que nossa sociedade vem vivendo e como utilizá-la, de forma favorável, no processo de agenciamento de viagens e turismo.

A iniciativa é coordenada pelo professor Thyago Velozo, do Departamento de Turismo e Hotelaria. Ele conta que a necessidade do distanciamento social acelerou a transformação digital, porque obrigou várias empresas e setores a adotarem novas ferramentas virtuais para auxiliar a sua operacionalização e gestão.

Adesão do negócio ao e-commerce, realização de reuniões e encontros virtuais são exemplos disso. Além das reflexões nos comportamentos sociais, como a prática de shows e apresentações virtuais ao vivo, as famosas lives”, explica ele.

Em razão das restrições impostas pelo novo coronavírus (Covid-19), o projeto iniciou suas atividades com a criação de perfis em diversas redes sociais como InstagramFacebook e LinkedIn.

Porém, não será restrito a estes ambientes, promovendo também a formação presencial para os discentes, agentes de viagens e sociedade em geral, após a quarentena.

O Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB já vinha discutindo com seus professores como atuar junto ao mercado paraibano para auxiliar as empresas do setor turístico no entendimento dos reflexos que as evoluções tecnológicas estavam causando na sociedade e, consequentemente, no comportamento dos turistas”, conta Thyago.

Dessa forma, o projeto propõe-se à troca de conhecimento, experiência e integração entre a universidade e a sociedade, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, possibilitando aproximação com o mercado e conhecimento das novas áreas de atuação.

O intuito é promover a qualificação dos consultores e agentes de viagens que já atuam no mercado de trabalho, bem como o auxílio aos proprietários de agências de viagens nas temáticas associadas ao uso das ferramentas digitais para otimização da experiência de seus clientes e a gestão de seus negócios”.

Para o coordenador da iniciativa, o distanciamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, impôs esta nova realidade. “Estamos cada vez mais conectados e buscando soluções digitais para nossas demandas pessoais, sociais e mercadológicas”, destaca o professor. Para saber mais sobre o projeto e acompanhar suas ações, basta seguir as redes sociais nos perfis indicados acima ou entrar em contato através do e-mail agenciamento4.0@gmail.com.

Carlos Germano | Ascom/UFPB