Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto na UFPB recruta mulheres com problemas na coluna vertebral
conteúdo

Notícias

Projeto na UFPB recruta mulheres com problemas na coluna vertebral

publicado: 27/02/2023 17h31, última modificação: 27/02/2023 17h31
As inscrições vão até esta terça-feira (28), pelo número no WhatsApp (83) 98876.1921

Foto: Angélica Gouveia

O projeto de extensão em fisioterapia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Escola de postura recruta mulheres com idade entre 40 e 70 anos, com disfunções na coluna vertebral. 

O objetivo da iniciativa é aliviar dores nas costas, a partir da consciência de hábitos posturais inadequados e componentes psicológicos que comprometem a coluna. As inscrições são gratuitas e até terça-feira (28), pelo número no WhatsApp (83) 98876.1921. 

Os 13 encontros da Escola de postura serão realizados de 3 de março a 2 de junho, sempre às sextas-feiras, das 9h às 11h30, na Clínica-escola de Fisioterapia do Centro de Ciências da saúde (CCS) da UFPB, no campus I, em Joao Pessoa. 

A Escola de postura será desenvolvida em grupo. Inicialmente, haverá acolhimento das 16 mulheres participantes, com levantamento do estado de saúde atual de cada uma delas. Depois, haverá atividades teóricas e práticas. 

Como estratégia didática, serão avaliados os conhecimentos prévios das mulheres. Em seguida, ampliados por meio do conhecimento científico, com a utilização de desenhos, imagens, aulas expositivas, textos, vivências corporais etc. 

De acordo com Lucas Silva, estudante de Fisioterapia na UFPB que integra o projeto, a Escola de postura teve início em 1990, com a professora e pesquisadora Maria Cláudia Cardia, que se encontra hoje aposentada. 

“O projeto está agora sob a coordenação professoras e pesquisadoras do Departamento de Fisioterapia da UFPB Juerila Moreira Barreto e Elamara Vieira. Ele tem sido executado semestralmente, a partir da seleção de alunos de Fisioterapia na condição de extensionistas bolsistas ou voluntários”, explica o discente. 

O projeto Escola de postura conta ainda com a participação da estudante Mayara Ribeiro e das técnico-administrativas Danielle Sampaio, Denise Pereira e Anne Serra. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou recentemente que 80% da população já teve ou terá dor na coluna. A dor lombar é a segunda maior causa de ida dos pacientes aos consultórios médicos, só perdendo para a dor de cabeça. Entre as principais causas estão má postura, sobrepeso, esforço físico repetitivo e perda de massa muscular.

***
Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia