Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto na UFPB seleciona 21 estudantes para desenvolver veículos off-road
conteúdo

Notícias

Projeto na UFPB seleciona 21 estudantes para desenvolver veículos off-road

Inscrições para integrar equipe da UFPBaja seguem até esta sexta-feira (22)
publicado: 21/05/2020 15h03, última modificação: 21/05/2020 15h03
Veículos projetados pelos alunos participam de competições organizadas pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) no Brasil. Crédito: Reprodução/Instagram/UFPBaja/Autor Desconhecido

Veículos projetados pelos alunos participam de competições organizadas pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) no Brasil. Crédito: Reprodução/Instagram/UFPBaja/Autor Desconhecido

Estudantes dos cursos de Engenharia, Administração, Mídias Digitais, Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) podem se candidatar para vagas no projeto Baja do Centro de Tecnologia (CT).

De acordo com o edital, 21 vagas serão distribuídas em campos de atuação específicos, como marketing, compras e almoxarifado, elétrica e eletrônica, cálculo estrutural e suspensão e direção. Os interessados devem se inscrever até amanhã (22), pelo formulário do projeto.

A iniciativa faz parte do UFPBaja, que existe há 15 anos. O projeto permite que os alunos projetem e construam protótipos veiculares fora de estrada (off-road), capazes de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática e visando comercialização ao público entusiasta e não profissional. A criação, sob orientação de professores, atende aos requisitos de modelo e segurança propostos pela Society of Automotive Engineers (SAE) – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, no Brasil.

A seleção contará com quatro etapas. Provas on-line com 30 questões sobre o regulamento administrativo e técnico da Baja SAE Brasil, dinâmica de grupo, entrevista e período de experiência. As etapas presenciais serão realizadas após a quarentena e as avaliações digitais estão previstas para o final deste mês de maio.

A SAE é uma instituição mundial de cientistas, engenheiros e profissionais que fomenta o conhecimento sobre veículos e sistemas automotores em benefício da sociedade. Formada por cerca de 130 mil especialistas dos setores aeroespacial, automotivo e de veículos comerciais, a entidade busca o aprendizado e o desenvolvimento de padrões consensuais voluntários nessas áreas.

O projeto Baja SAE foi criado pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e a primeira competição ocorreu em 1976. No Brasil, as atividades iniciaram em 1991 e as competições começaram em 1995. Desde 1997, a SAE Brasil também apoia a realização de eventos regionais no país.

Os resultados do processo seletivo da UFPB serão divulgados pelo perfil no Instagram do projeto. Mais informações podem ser obtidas no edital de seleção.  

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB