Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto na UFPB utiliza jogo eletrônico para estimular pensamento lógico em estudantes

O jogo Minecraft tem sido utilizado com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental
publicado: 26/02/2020 19h47, última modificação: 27/02/2020 14h21
Crianças e adolescentes de escolas públicas aprendem programação computacional. Foto: Divulgação

O projeto de extensão “Uso do Minecraft como abordagem educativa”, realizado por professores e alunos dos campi I e IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), busca – com a utilização do jogo eletrônico Minecraft – uma nova ferramenta pedagógica para estimular o pensamento lógico em alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II, com idades entre 11 e 14 anos.

A iniciativa, criada pela discente Karine Heloise e coordenada pelos professores Sérgio de Carvalho e Andrea Rocha, utiliza o jogo Minecraft para o ensino de lógica de programação em blocos e pensamento computacional, além de melhorar o aprendizado de matemática e raciocínio lógico dos alunos.

“Conseguimos também constatar um elo social, porque ajudamos a mudar a realidade desses alunos. Por serem crianças e adolescentes com baixa renda, muitos nunca tiveram acesso a computadores, celulares ou internet em casa”, relata Sérgio.

De acordo com o coordenador, além de o computador ser o principal instrumento de aplicação do projeto, os estudantes também utilizam atividades “desplugadas”, como traçar uma rota e utilizar a torre Hanói (quebra-cabeça).

O trabalho teve início em dezembro de 2018, sendo executado no laboratório de informática da Escola Estadual Professora Maria Bronzeado Machado, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

A parceria rendeu em torno de 18 computadores com acesso à internet e 04 aulas de Matemática para que pudessem aplicar no projeto.

“Esperamos que, dessa forma, possamos desmistificar a computação e o ensino de programação para crianças e adolescentes”, enfatiza o professor Carvalho.

O projeto ganhou notoriedade e teve participações em vários eventos, como apresentações na Exposição de Tecnologia e Ciência (Expotec) e no Congresso Nacional de Educação em Fortaleza, no Ceará. Além disso, os integrantes foram convidados a ministrar um minicurso para alunos de graduação em Matemática do campus IV da UFPB, em Rio Tinto.

Carlos Germano | Ascom/UFPB