Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Propesq/UFPB divulga editais para inscrições de projetos em seleções de Iniciação Científica

publicado: 18/04/2022 14h27, última modificação: 18/04/2022 14h28
Ao todo, serão oferecidas 1247 bolsas para estudantes de graduação, de ensino médio e técnico

Reitoria UFPB. Janeiro 2022. Foto Aline Lins.JPG

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq), divulgou três editais para seleção de projetos para os Programas de Iniciação Científica. Ao todo, serão oferecidas 1247 bolsas.

Os editais são referentes à seleção de projetos de bolsas Iniciação Científica (Edital 01/2022), seleção de projetos de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Edital 02/2022) e à seleção de projetos de Iniciação Científica para Escola Técnica de Saúde/UFPB (Edital 03/2022).

De acordo com a Coordenadora Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica da Propesq/UFPB, Profa. Fátima Vanderlei, o Edital 01/2022 ofertará 522 bolsas/CNPq e 610 bolsas/UFPB. Além disso, o Edital 02/2022 oferecerá um total de 100 bolsas e no Edital 03/2022, serão 15 bolsas.

Para os estudantes do Ensino Médio selecionados no Edital 02/2022, o valor mensal da bolsa é de R$ 100,00. O restante dos editais oferece uma bolsa no valor mensal de R$ 400,00.

A coordenadora enfatizou que os Programas de Iniciação Científica buscam o desenvolvimento do pensamento científico com o fortalecimento do processo de disseminação das informações, impulsionamento de atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica e do incentivo à iniciação à pesquisa.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O período de inscrições, iniciado no dia 15 de abril, vai até o dia 4 de maio. Os processos compreenderão duas etapas: inscrição de projetos de pesquisa e de planos de trabalho; e cadastro de dados para cálculo do índice de produtividade intelectual.

Segundo a Profa. Fátima, os programas objetivam despertar no aluno de graduação a aptidão pela pesquisa, orientar o aluno de pós-graduação sobre como se tornar pesquisador, além de preparar os estudantes para a entrada no mercado de trabalho.

Ela destacou o trabalho desenvolvido pelo Comitê Interno de Iniciação Científica da UFPB na elaboração das normas e editais da Iniciação Científica e pela Propesq junto aos pesquisadores.

“Quanto ao apoio da CGPAIC/Propesq junto à comunidade universitária, buscamos esclarecer todas as dúvidas referentes aos procedimentos para a entrada na Iniciação Científica: direitos e deveres dos orientadores e alunos, cadastro de projetos externos, requisitos para a submissão e o desenvolvimento de projetos etc”, afirmou a coordenadora.

O resultado provisório dos editais está previsto para ser divulgado dia 23 de maio de 2022, pelo Sigaa. Mais informações estão disponíveis na íntegra dos editais, publicados na página da Propesq.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins