Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Proposta da UFPB para combate à corrupção e desvios em obras públicas é aprovada pela CAPES

publicado: 02/03/2021 11h19, última modificação: 02/03/2021 12h02
Projeto terá um financiamento de R$ 400 mil

Uma proposta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) destinada ao desenvolvimento de tecnologias e recursos humanos para aplicação em obras públicas e no combate à corrupção foi aprovada em edital da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A proposta da UFPB, que foi a segunda melhor avaliada do Brasil, terá um financiamento de R$ 400 mil.

Intitulada “Desenvolvimento de tecnologias e formação de recursos humanos em engenharia legal destinadas à automatização aplicáveis a análises de conformidade de obras públicas", a proposta foi submetida pelo presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional da UFPB, Prof. Sandro Marden Torres, no âmbito do Edital CAPES n° 16/2020 - Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses. A proposta tem o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O diretor do Centro de Informática da UFPB, Prof. Lucídio dos Anjos Formiga Cabral, destacou a importância da parceria UFPB/UFF para o projeto. “Um projeto multidisciplinar como este que busca desenvolver os sistemas de Perícia em Engenharia Legal demanda sólida formação nas áreas de Inteligência Artificial, Teoria dos Grafos, Computação Evolutiva e Engenharia Civil, Mecânica e de Materiais”, explicou.

O Instituto de Computação – IC/UFF tem no seu Programa de Pós-Graduação em Computação vários pesquisadores com muita experiência na orientação de dissertações, teses e parcerias com empresas nesses temas avançados da Computação. Assim, a integração entre os grupos de pesquisa possibilitará uma ampla troca de conhecimentos e experiências, propiciando aprendizado e pesquisas inovadoras na área de Ciências Forenses no âmbito das ações de combate a corrupção levadas a cabo atualmente na Polícia Federal.

O Prof. Sandro Marden enfatizou a relevância desse trabalho para detectar obras com suspeita de desvio. “Vamos enfatizar a área de materiais, avaliar a conformidade de materiais para saber se há falhas, tanto na composição do custo do material como na sua qualidade”, explicou. Ainda de acordo com o docente, o tamanho e a diversidade da equipe que integra o projeto mostram a importância de estudos interdisciplinares na solução de problemas de alta complexidade.

O resultado do edital foi encaminhado ao Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, pelo presidente da CAPES, Prof. Benedito Guimarães Aguiar Neto, por meio de ofício.

O valor total do financiamento será distribuído em quatro bolsas, sendo duas de mestreado, com duração de quatro meses, uma de doutorado, com duração de 36 meses, e outra de pós-doutorado, por 12 meses, além de quase R$ 200 mil divididos entre recursos de custeio e de capital.

As bolsas implementadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e ao Programa de Pós-Graduação em Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC/UFF).

A concessão das bolsas de pós-doutorado e de doutorado está autorizada para iniciar neste mês de março e o cadastramento do bolsista no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) deve ocorrer, em sua totalidade, improrrogavelmente, até o dia 10 de maio de 2021.

Com relação às bolsas de mestrado, a implementação dessa modalidade deve ser realizada de forma escalonada, sendo que a primeira bolsa deve ser concedida em 2021, e a segunda bolsa após dois anos do início do projeto, conforme disposto no edital.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia