Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Psicopedagogia da UFPB celebra 10 anos com seminário

Psicopedagogia da UFPB celebra 10 anos com seminário

Curso ainda é o único ofertado em universidades federais brasileiras
publicado: 01/11/2019 11h04, última modificação: 01/11/2019 17h07
Atualmente, curso tem 302 alunos e 22 professores. Crédito: Divulgação

O curso de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemora 10 anos de existência  com a realização de um seminário no qual debaterá o campo de estudo em diferentes contextos de aprendizagem e o futuro da profissão.

O seminário ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro, no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa.

Trata-se do primeiro curso de Psicopedagogia em universidades federais brasileiras que tem atuado na formação de profissionais voltados à promoção do processo de aprendizagem humana, de acordo com o coordenador professor Éder Dantas.

“Nestes dez anos temos atuado de forma preventiva e terapêutica em escolas, clínicas, empresas e outros espaços educativos. Muitos de nossos egressos estão no mercado de trabalho paraibano e em outros estados do país”, completou o professor.

Segundo o gestor, psicopedagogos trabalham mais em instituições de ensino, junto a professores, a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. “Os setores de recursos humanos de empresas também procuram psicopedagogos para atuar com psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos”, comentou.

A área clínica ainda é a maior área de atuação do profissional da Psicopedagogia no mercado de trabalho, de acordo com Dantas. A graduação da UFPB conta com uma Clínica Escola de Psicopedagogia, localizada no Centro de João Pessoa, onde os alunos realizam estágio sob a supervisão de profissionais especializados.

Aprendizagem humana

Atualmente, o curso de Psicopedagogia da UFPB tem 302 alunos e 22 professores. Oferecida no campus I da UFPB, em João Pessoa, a graduação, com duração de quatro anos, é protagonista de estudos aprofundados sobre aprendizagem humana, nas perspectivas cognitiva, social e emocional. 50 vagas são ofertadas por semestre, via Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Os projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos são voltados para ações socioeducativas, apoio didático e pedagógico, estimulação cognitiva de crianças e adolescentes com Síndrome de Down e outros tipos de transtorno do desenvolvimento, além do assessoramento psicopedagógico para escolas e instituições.

Inscrições e mais informações para o Seminário 10 anos da Psicopedagogia podem ser feitas neste link,  pelo e-mail   cpsico@ce.ufpb.br ou pelo telefone (83) 3216.7800.

Ascom/UFPB