Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Publicado edital de processo seletivo com 40 vagas para cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UFPB

publicado: 27/04/2023 18h23, última modificação: 27/04/2023 18h23
As inscrições serão realizadas entre os dias 04 e 10 de maio

Foto: Steve Buissinne/Pixabay

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta quinta-feira (27), o edital nº 10/2023 do Processo Seletivo de Conhecimento Específico (PSCE 2023) para inscrição e seleção de alunos para os cursos de graduação em música. São 20 vagas para o bacharelado em música e 20 vagas para a licenciatura em música.

Trata-se de etapa obrigatória para o ingresso nos cursos de música da UFPB. Podem se inscrever candidatos que tenham concluído o ensino médio e se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em, pelo menos, uma das últimas três edições (2020, 2021 e 2022). O processo de seleção será composto de uma prova teórica e prática de Conhecimento Específico e da nota do Enem do candidato.

As inscrições serão realizadas entre os dias 04 e 10 de maio, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,93. Após a submissão do formulário de inscrição no sistema, o interessado deverá acessar a área do candidato, imprimir a Guia de Recolhimento da União e realizar o pagamento até o dia 17 de maio.

Pode pleitear a isenção da taxa de inscrição o estudante que concluiu o ensino médio em escola de rede pública, o candidato que comprove hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa, com inscrição no CadÚnico; e o candidato que já tenha efetuado doação de medula óssea.

O resultado das solicitações de isenção será publicado no endereço eletrônico www.prg.ufpb.br, até o dia 12 de maio. Os candidatos com Isenção da GRU devem marcar a opção isenção no formulário de inscrição e anexar o documento comprobatório no período de 04 a 10 de maio.

O candidato ao curso de Bacharelado em Música deverá optar pela área de Práticas Interpretativas ou pela de Composição Musical. Ao optar pela área de práticas interpretativas, o candidato poderá escolher uma das seguintes opções: clarinete, contrabaixo, eufônio, fagote, flauta transversa, harpa, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola, violão, violino, violoncelo, regência de banda e regência orquestral.

Já os candidatos que optarem pelo curso de Licenciatura em Música deverão escolher entre as opções de: acordeom, baixo elétrico, bandolim, bateria, canto, canto popular, cavaquinho, clarinete, contrabaixo, eufônio, fagote, flauta transversa, guitarra elétrica, harpa, oboé, percussão, percussão (perfil popular), piano, saxofone, saxofone (perfil popular), teclado, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violão (perfil popular), violão sete cordas, violino e violoncelo.

O calendário de aplicação de provas inclui um Exame de Fundamentos de Teoria e Percepção Musical, previsto para o dia 1º de junho; o Exame de Performance Instrumental ou Vocal, a ser realizado no dia 06 de junho pelos candidatos ao bacharelado e Licenciatura; e a entrega do Portfólio Individual para a área de Composição Musical, também até o dia 06 de junho.

Informações sobre os cursos e sobre os atos de seus reconhecimentos, qualificação do corpo docente e recursos materiais encontram-se disponíveis na Pró-Reitoria de Graduação, na Coordenação de cada curso e no endereço eletrônico www.prg.ufpb.br.

A divulgação do Resultado Preliminar do Processo Seletivo de Conhecimento Específico 2023 Bacharelado em Música e Licenciatura em Música está prevista para 07 de junho. Para dúvidas, exclusivamente relacionadas à inscrição e ao cadastramento de que trata o edital nº 10/2023, os candidatos poderão entrar em contato pelo e-mail coord.academica@prg.ufpb.br.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins