Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Publicado edital UFPB no seu Município com oferta de 130 bolsas para interiorização da extensão

publicado: 20/05/2022 14h02, última modificação: 23/05/2022 12h05
Nesta edição, programa prevê submissão de ações de extensão exclusivamente na modalidade presencial

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), publicou, nesta quinta-feira (19), o edital UFPB no seu Município edição 2022, para seleção de projetos de extensão, visando à interiorização das ações de extensão universitária. Estão sendo ofertadas 130 bolsas de extensão, o que representa um aumento de 30% em relação à edição anterior. As bolsas de extensão terão o valor mensal de R$ 400,00 e serão distribuídas conforme aprovação dos projetos no processo seletivo.

O período de submissão de propostas ao UFPB no seu Município será de 23 de maio a 23 de junho, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa). Já o período de seleção dos discentes bolsistas vai de 14 a 18 de julho de 2022.

É obrigatória a submissão de ações de extensão exclusivamente na modalidade presencial. No entanto, isso não exclui a possibilidade do planejamento de atividades no projeto realizadas com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s).

O Programa UFPB no seu município está na 6ª edição e é mantido com recursos próprios da Universidade, previstos no seu orçamento. O objetivo do Programa é a seleção de projetos de extensão que visem a formação acadêmica e cidadã dos discentes dos cursos de graduação da UFPB, por meio de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, para promoção de desenvolvimento a partir de um trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos.

Entre as novidades, nessa edição, a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, destacou a articulação com as prefeituras. No cronograma do edital, está prevista a realização de um Encontro com Prefeituras Municipais da Paraíba e Extensionistas, no dia 17 de junho.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, explicou a importância desse encontro para promover a aproximação com os municípios, para que eles busquem a UFPB. “É nesse sentido que buscamos organizar um evento com todos os 223 prefeitos sendo convidados ao auditório da Reitoria, para que possamos dialogar, ver quais são suas demandas, que projetos poderiam ser pensados para esses municípios e como será possível viabilizá-los. O papel da UFPB é, também, promover o desenvolvimento no nosso Estado”, afirmou o Reitor.

Por se tratar de um edital que promove a interiorização, a atuação das ações de extensão do Programa UFPB no seu Município ocorrerá por meio da interação entre a Universidade, as gestões municipais, as instituições públicas e/ou privadas, as comunidades e grupos sociais dos municípios paraibanos com população de até 150.000 habitantes.

Cinco eixos temáticos

Os proponentes deverão optar entre cinco eixos temáticos: Cultura e Desenvolvimento Regional; Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável; Internacionalização para o Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento regional sustentável – meio ambiente, saneamento integrado e acesso à água; Geração de Trabalho e Renda por meio do Apoio e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários.

Estão aptos a submeter propostas os servidores docentes e técnico-administrativos com nível superior da Universidade Federal da Paraíba que estejam em efetivo exercício. Professor visitante, professor visitante estrangeiro, professor substituto e demais servidores em exercício provisório ou colaboração técnica também poderão submeter/coordenar propostas, desde que haja coincidência temporal entre a vigência do projeto e o vínculo institucional nas referidas categorias mencionadas.

A vigência do projeto de extensão deve compreender o período de 1º de julho até 31 de dezembro de 2022.

O intuito do UFPB no seu Município é identificar a realidade socioeconômica, cultural e ambiental dos municípios paraibanos, para contribuir com o fortalecimento de políticas públicas e promover o desenvolvimento regional sustentável, com vistas ao fortalecimento das suas comunidades para a melhoria da qualidade de vida da população.

Reportagem: Aline Lins
Edição: Aline Lins