Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Quase 90 prefeitos e TCU já estão confirmados em evento inédito promovido pela UFPB
conteúdo

Notícias

Quase 90 prefeitos e TCU já estão confirmados em evento inédito promovido pela UFPB

publicado: 09/06/2022 16h02, última modificação: 09/06/2022 16h02
Com foco no impulsionamento da economia e desenvolvimento social dos municípios, o encontro apresentará as expertises da UFPB e possibilidades de parcerias com as gestões municipais

Foto: Aline Lins

Um total de 86 prefeitos de municípios paraibanos já confirmaram presença no “UFPB e o desenvolvimento paraibano: Ações integradas com municípios”, evento inédito promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), direcionado aos 223 prefeitos do Estado. 

A solenidade acontecerá no próximo dia 17 e terá a participação da Secretaria do Tribunal de Contas da União (TCU) no estado da Paraíba.  

O convite foi feito pelo Reitor Valdiney Gouveia ao secretário do TCU na Paraíba, Márcio Fernando Sueth da Silva, que realizou visita institucional à UFPB, nesta quinta-feira (09).

“O Reitor nos noticiou a respeito desse evento, para o qual foram convidados todos os prefeitos da Paraíba, dos 223 municípios, para debater como a Universidade pode ajudar o desenvolvimento regional do Estado. E nós ficamos muito felizes em receber esse convite, também, e estaremos aqui, participando, como ouvintes, para poder verificar o que a academia pode oferecer ao gestor municipal para melhorar o desenvolvimento socio-econômico da sua região”, disse Márcio Sueth. 

O evento “UFPB e o desenvolvimento paraibano: Ações integradas com municípios”, no dia 17, terá sua programação a partir das 8h30 até às 17h30. O objetivo é demonstrar as potencialidades da UFPB no apoio a possíveis demandas ou necessidades dos municípios, também dialogando possibilidades de firmar convênios e parcerias entre as partes envolvidas para análise de solos, com o intuito de estimular e ampliar a produção agrícola.  

Na programação, serão apresentadas pela UFPB propostas de potencialização do turismo, alternativas energéticas para o homem do campo, educação a distância, fortalecimento dos arranjos produtivos e caminhos para a internacionalização. 

De acordo com o Prof. Adailson Pereira de Souza, do Laboratório de Tecnologia de Solos e Produtos de Origem Vegetal e Animal do Centro de Ciências Agrárias (CCA), o momento será uma oportunidade ímpar que “permitirá uma interlocução direta da academia com os que representam a voz da sociedade”, afirmou.

Para o Prof. Adailson, no que se refere às comunidades rurais, é necessário demonstrar as competências da UFPB no atendimento a demandas específicas. A sua expectativa é de que encontros como esse passem a fazer parte da estratégia da Universidade de se fazer presente onde a sociedade mais precisa.

“Vejo essa iniciativa do atual Reitorado como de extrema importância. Precisamos mostrar quão preparada a Universidade está para atender a demandas específicas: análises laboratoriais e orientações devidas sobre o uso correto de insumos e produtos tendo em vista a maximização de sua produção”, exemplificou o docente.

Confira a matéria completa sobre o evento neste link.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Aline Lins