Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Quiz sobre Covid-19 define coreografia de coletivo da UFPB em lives no Instagram
conteúdo

Notícias

Quiz sobre Covid-19 define coreografia de coletivo da UFPB em lives no Instagram

Performances interativas começarão nesta quarta (15), às 19h
publicado: 14/04/2020 12h25, última modificação: 14/04/2020 12h25
Iniciativa, além de conscientizar, pretende oferecer entretenimento durante isolamento social. Foto: Divulgação

Iniciativa, além de conscientizar, pretende oferecer entretenimento durante isolamento social. Foto: Divulgação

O coletivo de dança Redemoinho da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, a partir desta quarta-feira (15), apresentações ao vivo por este perfil da rede social Instagram. As performances acontecem às 19h e o objetivo é colaborar com a conscientização das pessoas sobre a necessidade de prevenção e combate à Covid-19. 

Segundo o coordenador do coletivo Redemoinho, professor Victor Hugo Oliveira, as apresentações buscam reforçar cuidados essenciais para a manutenção da saúde com arte política. “O impacto da pandemia de coronavírus na arte e na sociedade, devido ao isolamento social, tem provocado reuniões para pensar em estratégias de ações voltadas à continuidade dos espetáculos”, explica.

Victor afirma que, diante do atual cenário, surgiu a ideia de realizar o trabalho “Live Performance CompartilhanDança” semanalmente, como um jogo entre bailarinos e espectadores. “Assim, ao mesmo tempo em que atuamos com uma arte política endereçada ao processo de conscientização da Covid-19, reforçamos com entretenimento para que as pessoas fiquem em casa”, argumenta.  

De acordo com o professor, a ação terá como estrutura fundamental a interatividade. “As pessoas precisarão entrar na live [do perfil do Instagram] e responder algumas perguntas simples sobre a Covid-19. Caso acertem, elas definirão, dentre algumas opções, o roteiro da coreografia dos bailarinos”, ressalta Victor.  

Além dessa iniciativa, o grupo deve estruturar oficinas de danças para as pessoas em isolamento participarem. “Elas precisam se manter alegres e se perceberem vivas. A dança e os processos de interação nas redes sociais podem fomentar e estruturar novos padrões de sociabilidade. Isso é importante para que não esqueçamos, nesses tempos de isolamento, quem somos”, acentua o professor.  

Ascom/UFPB