Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Recém-criado, doutorado em Matemática da UFPB mira internacionalização

Recém-criado, doutorado em Matemática da UFPB mira internacionalização

Pesquisadores colaboram com Estados Unidos, China, França, Canadá, Chile e até Armênia
publicado: 30/08/2019 16h48, última modificação: 30/08/2019 16h48
Atividades começaram na última quarta (28). Crédito: Lucas Freitas

A área de matemática brasileira participa de um seleto grupo mundial de pesquisadores. A avaliação é do professor Fagner Araruna, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal da Paraíba (PPGMAT-UFPB), que esta semana iniciou as atividades da primeira turma em nível de doutorado.

Ele lembrou que os pesquisadores da UFPB têm uma longa história de colaboração internacional que envolve países como Canadá, China, Armênia, Chile, Estados Unidos, França e Itália.

“O início do nosso doutorado é a realização de um sonho que começou no final da década de 1990, em que um grupo de visionários professores do nosso departamento idealizou a criação de um centro de excelência de pesquisas em matemática”, acrescentou o professor durante aula inaugural do Programa de Pós-Graduação, que contou com a presença do professor Gregório Pacelli, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) para a área de Estatística, Matemática e Probabilidade.

De acordo com Fagner Araruna, esses professores focaram na internacionalização, nucleação, colaboração e foram em busca desses objetivos numa jornada incansável de trabalho.

“O curso de doutorado, inserido no Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPB (PPGMAT), veio coroar toda essa dedicação e esforço de todos que fazem o departamento de Matemática da UFPB”, avalia.

Araruna contou também que para a Matemática da UFPB chegar à recomendação do curso de doutorado no PPGMAT, pela Capes, passou por várias etapas, que envolveram o trabalho dos professores pioneiros, e a contratação de jovens talentos com vocação para o ensino e a pesquisa.

Do mesmo modo, de acordo com Araruna, teve a colaboração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da criação de um Programa em Associação de Pós-Graduação em Matemática (PAPGM) e, com ele, um curso de doutorado.

As atividades deste programa tiveram início em janeiro de 2010. “Ele nos deu a maturidade necessária para que, finalmente, pudéssemos almejar a criação do nosso próprio doutorado”.

Araruna relata que, desde sua criação, ainda nos anos 1990, o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPB já formou 280 mestres e mantém-se com foco internacional. Atualmente a Pós-graduação conta com a presença de dois professores visitantes, um oriundo da Índia e outro da Itália.

Ensino Básico também é prioridade

Mesmo centrado nesse nível de excelência nacional e mundial, o professor Araruna avalia que os matemáticos não perdem de vista uma maior interação entre o Ensino Superior e o Ensino Médio.

“Em minha opinião, a principal contribuição de um programa de pós-graduação concerne na melhoria da formação de profissionais que atuam na rede básica de ensino”, destacou.

O coordenador da Pós-Graduação em Matemática da UFPB historiciza que, quando em 2010, a Pós-Graduação em Matemática da UFPB foi selecionada para fazer parte do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), aderiu também à ideia, encampada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), juntamente com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em conceder um aprendizado mais sólido aos professores do ensino público, abordando um conteúdo matemático próprio e relevante às suas atividades de ensino.

“Além de recursos humanos formados pelo PROFMAT, muitos dos quase 350 discentes egressos dos nossos programas acadêmicos atuam no Ensino Médio e Fundamental em escolas públicas e privadas”, finalizou.

Marcus Alves | Ascom/UFPB