Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Recuperados da Covid-19 podem apresentar zumbido, ouvido abafado, tontura e desequilíbrio, diz pesquisa da UFPB
conteúdo

Notícias

Recuperados da Covid-19 podem apresentar zumbido, ouvido abafado, tontura e desequilíbrio, diz pesquisa da UFPB

Diminuição do olfato, cefaleia e alterações musculares também foram identificadas
publicado: 02/10/2020 18h22, última modificação: 05/10/2020 15h55
Infecções virais podem ser danosas para a estrutura do ouvido interno, vias auditivas e vestibulares retrococleares. Foto: Autor Desconhecido/Getty Images

Infecções virais podem ser danosas para a estrutura do ouvido interno, vias auditivas e vestibulares retrococleares. Foto: Autor Desconhecido/Getty Images

Dados preliminares de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) indicam que recuperados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, podem apresentar zumbido, ouvido abafado, tontura e desequilíbrio, além de diminuição do olfato, cefaleia e alterações musculares. 

O estudo, realizado por meio de questionário virtual, em todo território brasileiro, é desenvolvido pelos pesquisadores Hionara Barboza e Rubens Jonatha, sob orientação das professoras Ana Loísa Araújo e Marine Rosa, do curso de Fonoaudiologia da UFPB. 

Segundo os pesquisadores da UFPB, o estudo tem o objetivo de investigar a ocorrência de sinais e sintomas auditivos e vestibulares em pacientes recuperados da Covid-19. Além disso, correlacioná-los à gravidade das manifestações da infecção, presença de comorbidades anteriores ao período de recuperação, tratamento farmacológico administrado, idade e gênero dos pacientes. 

Além do contexto de infecções virais serem danosas para a estrutura do ouvido interno, vias auditivas e vestibulares retrococleares, os pesquisadores da UFPB explicam que o uso de medicamentos ototóxicos, ou seja, tóxicos para essa região do corpo humano, podem potencializar a ocorrência da perda auditiva e/ou alterações vestibulares. Alguns desses medicamentos são utilizados no tratamento dos sintomas da Covid-19, como antimaláricos, antibióticos, antivirais, entre outros. 

De acordo com os pesquisadores da UFPB, com os dados da pesquisa, haverá a possibilidade de identificar e direcionar ações preventivas, diagnósticas e de reabilitação auditiva, favorecendo a assistência personalizada, precisa, preventiva e pervasiva à saúde da população. 

Com poucos dias de coleta, os pesquisadores da UFPB já receberam um bom feedback da amostra que participou do estudo, até o presente momento. Eles almejam pelo menos 150 participantes para dar início à análise dos dados e prepará-los para publicação e direcionar ações de prevenção, diagnóstico e reabilitação audiológica para esta  parte da população.

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB