Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reforma do prédio do Serviço de Verificação de Óbitos é entregue na UFPB
conteúdo

Notícias

Reforma do prédio do Serviço de Verificação de Óbitos é entregue na UFPB

publicado: 10/05/2023 18h22, última modificação: 10/05/2023 18h41
Melhorias vão permitir mais agilidade na liberação dos laudos

Foto: Milena Dantas

Foi entregue, na manhã desta quarta-feira (10), a reforma do prédio do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que funciona na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A solenidade de descerramento da placa de inauguração ocorreu na sede do órgão, localizado no campus de João Pessoa, ao lado do Centro de Ciências Médicas (CCM), e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde Jhony Wesllys, do diretor do SVO Jaílson Vilberto e da Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira. Também estiveram presentes na solenidade netos do médico Asdrubal Marsiglia de Oliveira, que deu nome ao SVO e foi homenageado no evento. 

O secretário Jhony Wesllys destacou a importância da parceria com a UFPB e o benefício para a sociedade com a melhoria do serviço prestado pelo órgão, responsável pela elucidação de diagnóstico de mortes por causas naturais (em que não há registro de violência). 

“É um equipamento de extrema importância, que desde 2002 está entregue para a sociedade, e agora com essa reforma tem a capacidade de ampliar esse serviço e trazer mais celeridade nos resultados”, afirmou Wesllys.

Segundo o coordenador Jaílson Vilberto, foram investidos cerca de R$ 2 milhões na obra de melhoria do espaço, sendo R$ 865 mil para a infraestrutura do prédio e o restante para aquisição de equipamentos modernos que vão permitir a redução do tempo de liberação do laudo, que antes era de oito horas, para um tempo médio de 30 a 40 minutos. 

“A gente vai avançar para melhorar a identificação da causa dos óbitos, entendendo a importância da investigação do óbito, tanto na questão epidemiológica como na questão social também”, ressaltou Vilberto.  Ele acrescentou ainda o papel do SVO na formação acadêmica de estudantes dos cursos da área de saúde e do Direito. 

(Da esq. p/ dir.) Coordenador Jailson Vilberto, Vice-reitora Liana Filgueira e Isabella Gondin, neta do médico Asdrubal Marsiglia de Oliveira, que deu nome ao SVO

Para a Vice-reitora da UFPB Liana Filgueira, é um espaço onde se pode associar extensão, pesquisa e ensino, por meio desse convênio com o Estado, permitindo atender à sociedade de forma eficiente.

Órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o SVO tem uma única unidade na Paraíba para atender aos 223 municípios e funciona por meio de um convênio entre a Universidade e o Governo do Estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, foram emitidas no SVO 30.986 declarações de óbitos.

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Fotos: Ricardo Puppe/SESPB e Milena Dantas
Ascom/UFPB