Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB dá boas-vindas a professores substitutos e anuncia cerca de 100 vagas para concurso público de efetivos

publicado: 17/06/2021 13h02, última modificação: 19/06/2021 16h20
Universidade recebe oito novos professores, sendo sete substitutos e um visitante

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu as boas-vindas a oito novos professores, sendo sete substitutos e um visitante, durante cerimônia, presidida pelo Reitor Valdiney Gouveia, realizada nesta quinta-feira (17), na Reitoria, obedecendo todos os protocolos sanitários decorrentes da pandemia. Durante o evento, o Reitor informou parabenizou os novos professores aprovados em processos seletivos e anunciou que a UFPB terá um reforço no quadro por meio de vagas que serão ofertadas por concurso público.

O Reitor destacou que ser professor substituto ou visitante são formas do profissional se aproximar da Universidade e se incorporar à Instituição, que oferece oportunidades de processos seletivos e de concursos públicos. “Até o próximo ano, teremos uma centena de vagas para professores e um montante de vagas para servidores técnico-administrativos, além dos que vamos contratar em razão dos que estão em lista de espera e das demandas que tivermos aqui na UFPB”, informou o Reitor. O edital para concurso de técnicos administrativos está previsto no primeiro semestre de 2022. Já o de professores depende das demandas dos departamentos.

Prof. Valdiney Gouveia ressaltou a renovação da UFPB com profissionais de qualidade, “pessoas que vêm para oxigenar a Universidade”.

Assinaram os contratos Alinny Dantas Avelino (Departamento de Engenharia de Produção – CT), Darlyane de Souza Barros Rodrigues (Departamento de Fonoaudiologia – CCS), José Rodolfo Bezerra Mesquita Araújo (Departamento de Física – CCEN), Juliana Paiva Góes Ramalho (Escola Técnica de Saúde – CCS), Letícia Cavalcante Monteiro (Departamento de Física – CCEN), Marcus Vinícius Madruga Ramos (Departamento de Finanças e Contabilidade – CCSA) e Maria Alice Vieira Pacheco (Departamento de Terapia Ocupacional – CCS), todos professores substitutos, e o professor visitante Allan Yu Iwama De Mello (Departamento de Sistemática e Ecologia – CCCEN).

A cerimônia contou com a presença da Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Rita de Cassia de Faria Pereira, e da equipe da Progep. A Pró-reitora explicou que as contratações acontecem, agora, depois de um período em que as contratações estiveram represadas.

“Esses professores vão contribuir principalmente provendo quadros que estão vagos e que estavam impedidos de provimento nesse período de pandemia. São professores que estão vindo contribuir, especialmente, com a parte de docência, nas diversas áreas”, disse a Profa. Rita Pereira.

Ela também falou sobre a necessidade do concurso público na UFPB. “Nós tivemos dois fatos importantes: um considerável número de aposentadorias, concomitante ao impedimento tanto da realização de concursos quando da nomeação em função da pandemia. Então, esperamos que comecemos a prover o quadro, pois nós temos em torno de 100 códigos de vagas de docentes, esperamos que os departamentos comecem a demandar os concursos para a realização, teremos, sim, uma renovação de quadro docente no próximo ano”, afirmou a Profa. Rita Pereira.

Mudança de vida pelo conhecimento

O novo professor visitante do Departamento de Sistemática e Ecologia Allan Yu Iwama De Mello chega à UFPB com a intenção de trabalhar com a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema e ampliar as estratégias de integração de conhecimento da natureza e da sociedade.

Já a Juliana Paiva Góes Ramalho, que será professora substitua na ETS, tem dez anos de experiência como professora na iniciativa privada, mas nunca teve a experiência em uma instituição pública. Na UFPB, ela realizou o Curso Técnico em Enfermagem e contou que sempre teve o desejo de contribuir com a formação dos profissionais da saúde.

Marcus Vinícius Madruga Ramos, que já foi professor substituto anteriormente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ficará, na UFPB, no Departamento de Finanças e Contabilidade. Ele pretende contribuir para que os alunos de contábeis da UFPB melhorem ainda mais seu posicionamento no ranking nacional e da América Latina. “O ensino público federal incentiva a pesquisa e a extensão”, pontuou.

Darlyane de Souza Barros Rodrigues já entra com a vontade de, posteriormente, concorrer a um cargo efetivo de docente na UFPB. Ela irá para o Departamento de Fonoaudiologia. “Tenho um grande amor pela UFPB, desde sempre. Eu acredito na UFPB, no papel que ela tem e na mudança de vida que ela pode promover por meio do conhecimento”, disse Darlyane, que cursou duas graduações na UFPB – Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas; e Fonoaudiologia, área em que está concluindo seu mestrado.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia