Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB destaca integração entre instituições no projeto Educação pela Saúde para doação de sangue

publicado: 14/06/2021 16h55, última modificação: 14/06/2021 17h15
Ação teve início nesta segunda-feira (14) em alusão ao Junho Vermelho
Foto: Aline Lins
Diretora-geral do Hemocentro Shirlene Gadelha e o Reitor da UFPB Valdiney Gouveia

O projeto Educação pela Saúde teve início nesta segunda-feira (14), com o apoio de 15 instituições de ensino superior da Paraíba, públicas e privadas, e segue durante toda a semana. O objetivo da ação é conscientizar a população e as comunidades universitárias para realizarem doações de sangue e com isso ampliar os estoques, que estão baixos no estado e quase zerados os de fator RH negativo. Uma bolsa de sangue proveniente de um doador pode salvar até quatro vidas.

A diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, explicou que quase 50 instituições são atendidas diariamente pelo banco de sangue, mas as doações têm sofrido redução. “Essa conta é difícil de fechar se nós não tivermos essas parcerias para nos ajudar, nesse ato tão importante e insubstituível que é doar sangue. Não tem outra forma de termos esse sangue aqui. Só assim vamos manter os nossos estoques seguros”, comentou Shirlene.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, participaram com outras instituições de ensino superior da abertura das atividades na manhã desta segunda (14), no Hemocentro em João Pessoa. A Vice-reitora Liana Filgueira ressaltou que a UFPB possui uma comunidade superior a 50 mil pessoas e que é importante a conscientização desse público sobre a necessidade da doação. Além disso, para estimular a comunidade, a UFPB disponibilizou transporte para levar os doadores ao Hemocentro.

Segundo o Reitor da UFPB, existe uma integração de todas as universidades para mobilização de discentes, docentes, técnicos, terceirizados e da população como um todo, e outras instituições de ensino que queiram se engajar no projeto são bem-vindas. “Nós estamos empenhados, com o Hemocentro, em promover esse ato de amor ao próximo que é doar sangue. Precisamos abastecer os nossos estoques e essa é uma conduta que não deveria ser somente hoje, dia 14, Dia Mundial do Doador de Sangue, senão, todos os dias, pois precisamos continuamente repor os bancos de sangue”, disse Prof. Valdiney.

A Reitora do Unipê, Profa. Mariana de Brito, informou que, dentro do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, algumas lives têm sido realizadas em âmbito nacional para esclarecer a população sobre a relevância da doação de sangue, e o Unipê, a convite da UFPB e do Hemocentro, no projeto Educação pela Saúde, vem mobilizando seus alunos e colaboradores para, nesse mês de junho, realizar a doação de sangue. “Dentro da nossa agenda para evitar aglomeração, o dia 15 vai ser o dia D do Unipê, no entanto, em uma busca de uma ação permanente a ideia é a gente continuar fomentando essa ação para todos os colaboradores e alunos da nossa instituição”, afirmou a Reitora.

De acordo com o professor Bruno Galvão, do curso de Biomedicina da UFPB, é importante a fidelização dos doadores, não só em momento de campanha, mas fazer com que as pessoas possam adotar uma rotina durante o ano. Homens podem doar até quatro vezes por ano e mulheres, três vezes.

As universidades realizarão ações promocionais e de sensibilização para a doação, cumprindo um cronograma de doações em unidades de coleta no estado. Em João Pessoa, ao chegar ao Hemocentro, o doador deve informar que participa da campanha 538.

Entre os pré-requisitos, o doador deve ter de 16 a 69 anos, sendo que com 16 e 17 anos os doadores vêm acompanhados de representante legal, e a partir de 60 anos se já for doador. É necessário ter peso acima de 50kg, portar documento oficial com foto, não ter ingerido bebida alcoólica na noite anterior e ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior à doação e comparecer bem alimentado.

Confira as instituições que fazem parte do projeto Educação pela Saúde:

João Pessoa

UFPB