Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB discute com vereadora bonificação no Enem e cooperação técnica em CPI de João Pessoa

publicado: 24/08/2021 18h33, última modificação: 24/08/2021 18h42
Vereadora Eliza Virgínia tratou sobre CPI da Banda Larga

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, recebeu a vereadora Eliza Virgínia, do município de João Pessoa, nesta terça-feira (24). A parlamentar solicitou cooperação técnica da universidade para a Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI da Banda Larga. Ela também aproveitou para declarar seu apoio à proposta da bonificação regional na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso de candidatos da Paraíba na UFPB. De fato, em abril deste ano, Eliza Virgínia já havia manifestado interesse em promover a bonificação regional.

O objetivo da CPI é evitar prejuízos aos consumidores de João Pessoa em relação aos serviços de internet banda larga. Diante disso, o Reitor informou que a UFPB pode dar sua contribuição técnica.

“Temos pessoas qualificadas no Centro de Informática (CI), no Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) que podem contribuir desde a perspectiva mais técnica para poder amparar e dar informações necessárias, para poderem levar adiante a CPI”, explicou o Reitor.

Quanto à bonificação, a vereadora garantiu que vai persistir com sua proposta e encampar a causa, pois já existem várias universidades no país com a bonificação regional já implantada.

O Reitor Valdiney Gouveia lembrou que as universidades federais do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, por exemplo, já têm essa bonificação, e a federal do Ceará já está estudando a iniciativa.

“A UFPB não pode desamparar os paraibanos, então, estará à frente desse movimento propondo uma bonificação para os nossos estudantes”, disse o Reitor Valdiney Gouveia.

A proposta de implementação da bonificação regional está sendo formulada e, em breve, será apreciada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB. De acordo com o Prof. Valdiney, a proposta é estabelecer um percentual que será acrescido à nota do Enem a fim de proteger os estudantes que residam na Paraíba.

Foto: Aline Lins

Reportagem: Aline Lins