Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB e equipe de gestores vão ao MEC pleitear investimentos e códigos de vagas
conteúdo

Notícias

Reitor da UFPB e equipe de gestores vão ao MEC pleitear investimentos e códigos de vagas

publicado: 06/10/2021 08h39, última modificação: 13/12/2022 11h59
Comitiva dá continuidade a agenda institucional nesta quarta-feira (06)

Foto: Divulgação

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, e uma equipe formada por pró-reitores e dirigentes da instituição visitou o Ministério da Educação, em Brasília, nesta terça-feira (05), onde apresentaram demandas da Universidade em relação a investimentos e códigos de vagas para concurso público, tanto para o ensino superior quanto para o ensino técnico e tecnológico da UFPB, além de reiterarem pedido para transformação da Escola de Educação Básica (EEBAS) em um Colégio de Aplicação. 

No MEC, as reuniões aconteceram na Secretaria de Educação Superior (Sesu), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e Secretaria de Alfabetização (Sealf). O Reitor agradeceu a verba liberada pelo MEC para a UFPB no valor de R$ 1 milhão, destinado a investimentos nem conteúdos para a Biblioteca Central, e apresentou outras necessidades de recursos e demandas, como a Subestação 69 kV (quilovolts). “Demos ênfase à questão da nossa Escola Básica para que ela se transforme em um Colégio de Aplicação, e isso está bem encaminhado”, assegurou o Prof. Valdiney Gouveia. 

Na sequência, o grupo de gestores foi à Câmara Federal, onde teve reuniões com os deputados federais Efraim Morais Filho, Wilson Santiago e Wellington Roberto. 

De acordo com o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o deputado Efraim Filho assumiu o compromisso de ajudar a Escola Técnica de Saúde na aquisição de um equipamento para sequenciamento genético, orçado em cerca de R$ 300 mil. O equipamento é importante para inúmeras pesquisas que envolvem sequenciamento genético, inclusive, mapeamento genético de vírus, por exemplo. 

Além disso, na pauta com os deputados, a UFPB também apresentou projeto de criação de um núcleo de captação de empresas, idealizado pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR). 

O deputado Wellington Roberto, que manteve um encontro bastante propositivo com a equipe da UFPB, reafirmou seu interesse em contribuir com a UFPB, com a perspectiva de destinar, ainda este ano, recursos para a área energética da Instituição, apoio ao CEAR e à Escola Técnica de Saúde e ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), entre outras ações. 

Integram a comitiva da UFPB, além do Reitor, o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Paulo de Tarso; o Diretor do CEAR, Prof. Euler Macêdo; o Diretor do CCHSA, Prof. George Rodrigo Beltrão; o diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Prof. Edvaldo Beltrão; a Coordenadora da ETS, Profa. Maria Soraya Pereira; a Coordenadora Geral da EEBAs, Profa. Emília Cristina Ferreira de Barros. 

A agenda institucional do Reitor e equipe, em Brasília, tem continuidade nesta quarta-feira (06).

***
Reportagem e edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação