Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB faz visita a Clínica-Escola de Fisioterapia

Reitor da UFPB faz visita a Clínica-Escola de Fisioterapia

publicado: 08/06/2022 18h04, última modificação: 08/06/2022 18h04
Objetivo foi verificar as demandas apresentadas pela coordenação da clínica-escola

Foto: Angélica Gouveia

Na manhã desta quarta-feira (8), o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, visitou a Clínica-Escola de Fisioterapia (CEFisio), vinculada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus I, em João Pessoa. O objetivo foi verificar as demandas da clínica-escola, que busca a obtenção e manutenção de equipamentos, além de reparos de infraestrutura.

A visita foi sugerida pela coordenação da unidade, representada pelas professoras Karen Lúcia Moreira e Sandra Cordeiro, visando a melhoria no atendimento tanto infantil quanto adulto.

“Primeiramente, visitamos a Reitoria com uma lista de solicitações que preparamos sobre o que é identificado na clínica. Depois do encontro, o Reitor decidiu nos visitar in loco, para entender nossas inquietações”, contou a Profa. Sandra Cordeiro.

Segundo a Profa. Sandra, a piscina de hidroterapia é uma das principais demandas. Desde 2018, o equipamento precisa de reparo no seu aquecimento. “Nós não estamos disponibilizando a hidroterapia para crianças, no momento, devido à questão do não aquecimento da piscina”, informou.

A Profa. Karen Lúcia, que também ministra a disciplina de Estágio III na área de neurologia, comentou que a piscina utiliza gás e energia solar, sendo necessário o trabalho de profissionais capacitados em Energias Renováveis para que a piscina retorne de forma aquecida, com o conserto das placas solares e a análise do gás utilizado.

A coordenação da CEFisio também apresentou solicitações de manutenção de aparelhos quebrados e reparos na infraestrutura do local.

“É um espaço úmido, então o mofo é uma preocupação. Queremos impermeabilizar algumas paredes com cerâmica para solucionar isso. Nós temos demandas de aparelhos que necessitam de manutenção corretiva e preventiva. Além disso, buscamos a aquisição de lasers e biofeedback, entre outros dispositivos necessários para nosso trabalho”, pontuou a Profa. Karen.

O Reitor Valdiney Gouveia mostrou-se sensível às demandas, haja vista a importância da unidade para os estudantes enquanto clínica-escola e do atendimento ofertado ao público.

Inscrições

A Clínica-Escola de Fisioterapia (CEFisio) da UFPB disponibiliza atendimento ao público em geral. Com a proximidade da conclusão do período letivo vigente 2021.2, novos pacientes poderão se inscrever para o próximo período, que se inicia em agosto. As inscrições são realizadas pelo site ou pelo telefone 3216-7497.

Na clínica-escola, são atendidos pacientes da gerontologia, da fisioterapia na Saúde Materno-Infantil, da fisioterapia nas disfunções dos sistemas ósteo-mio-articular, nas disfunções do sistema nervoso e nas disfunções dos sistemas geniturinário. O serviço prestado se conecta às disciplinas ofertadas pela CEFisio, em cada uma dessas áreas.

“A chamada é realizada de acordo com a demanda das próprias disciplinas que são ofertadas na clínica-escola. Ou seja, na lista de espera, as pessoas vão sendo chamadas de acordo com as necessidades dessas disciplinas”, detalhou a Profa. Karen Lúcia.

A professora explicou que algumas disciplinas possuem uma demanda maior por terem uma maior rotatividade de pacientes que recebem alta. Por exemplo, para demandas em áreas como disfunções do sistema articular, ortopedia e traumatologia, são geralmente disponibilizadas mais vagas.

“A área de sistema nervoso possui uma rotatividade menor porque os usuários demoram mais a ter alta. São pessoas que tiveram Acidente Vascular Encefálico (AVE), traumatismo craniano e lesão medular. Assim, menos vagas são oferecidas”, explicou a Profa. Karen.

Na área de gerontologia, a inscrição é feita pelo Instituto Paraibano de Envelhecimento (IPE), responsável por realizar o encaminhamento para a clínica-escola.

Já no atendimento infantil, o encaminhamento é feito por regulação e demanda espontânea. Para a demanda espontânea, a inscrição requer um prontuário emitido pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). O público-alvo, em geral, são crianças com necessidades especiais, na faixa etária de um mês de vida até os 17 anos e 11 meses de idade.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins