Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB pleiteia Colégio de Aplicação em encontro com ministro Milton Ribeiro

publicado: 11/06/2021 16h35, última modificação: 13/12/2022 12h02
Prof. Valdiney Gouveia também tratou, no MEC, sobre liberação de verba para obra no CCA, em Areia

Em encontro com o ministro da Educação Milton Ribeiro, nesta quinta-feira (10), o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, pleiteou a criação do primeiro Colégio de Aplicação no estado. Durante a reunião, que ocorreu na sede do Ministério, em Brasília, o gestor da UFPB também solicitou a liberação de verba para a realização de uma obra no Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Areia.

O objetivo da Universidade é transformar a atual Escola de Educação Básica (Eebas) em um Colégio de Aplicação. Este tipo de centro de ensino público está vinculado a universidades é reconhecido pela qualidade do ensino. mudança, que é um pleito da UFPB há alguns anos e que requer o aval do Ministério da Educação (MEC), representaria a destinação de mais recursos para a gestão da escola.

A expectativa é que essa aprovação do MEC ocorra ainda este ano ou, no máximo, no primeiro semestre de 2022, segundo o Reitor Valdiney Gouveia. A gente quer que a Eebas tenha mais segurança, mais recursos, que possa funcionar adequadamente e atender ainda mais satisfatoriamente à população paraibana”, explicou o Prof. Valdiney Gouveia.

De acordo com a coordenadora geral da Eebas, Emília Ferreira, no atual modelo, a escola não dispõe de recursos próprios, o que somente é possível enquanto Colégio de Aplicação. Com mais recursos, a escola, que atende atualmente 217 crianças, do Infantil ao Fundamental I, poderá oferecer mais vagas e realizar melhorias em sua infraestrutura.

Criada em 1988, a Eebas é uma escola de educação infantil e ensino fundamental vinculada ao Centro de Educação da UFPB. Aberta a população em geral, a escola promove um sorteio para preenchimento das vagas oferecidas.

Outra solicitação da UFPB ao MEC foi a liberação de recursos para a construção do prédio do Programa de Pós-graduação eCiência Animal (PPGCAn) do CCA, no campus de Areia. O pedido da direção do Centro à Reitoria foi protocolado pelo Reitor durante a visita ao ministro Milton RibeiroA ideia é contar com recursos destinados por parlamentares paraibanos para a obra. “O Deputado Federal Efraim Filho (DEM/PB) está empenhado e se dispôs a destinar uma verba; o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB/PB) já tinha destinado outra verba, então, isso é bem positivo”, comentou o Reitor Valdiney Gouveia.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins